Categories: Notícias

Rua vira depósito de lixo em Balneário Carapebus e atormenta moradores

Despejo irregular de lixo quase interdita rua em Balneário Carapebus. (Foto: Leitor)

Uma rua que parece lixão ou um lixão que parece rua? A quantidade de entulho despejada em plena via pública é tanta que moradores e pedestres podem até confundir ao transitarem pela Rua da Figueira, em Balneário Carapebus.

O TEMPO NOVO recebeu denúncia de morador, que preferiu não se identificar. Residente no bairro há dois anos, ele conta que a rua é usada constantemente por carroceiros para descarte de entulhos e até mesmo de animais mortos. “Às vezes, não dá para ninguém passar por ali, de tantos urubus aparecem. Estamos pedindo socorro”, desabafa.

O morador relata que é inútil vigiar quem despeja os entulhos, uma vez que não tem hora nem dia, e que os carroceiros não se importam pelo fato de ser uma via pública. “E a rua está abandonada; então, é descaso da Prefeitura também. Eu já parei um carroceiro e ele me perguntou se isso era uma rua mesmo ou se estava sendo usada como rua. Daí eu disse que sim, que era uma rua, mas ele riu e jogou o entulho mesmo assim”, revela.

A Rua da Figueira fica próxima à Avenida Augusto Ruschi, uma importante via do bairro.

Limpeza e melhorias

A Secretaria de Serviços da Serra (Sese) informou que faz a retirada de entulhos do local e que nova limpeza será programada. Disse, ainda, que moradores podem denunciar pelo Whatsapp 99976-2595 o descarte irregular de lixo, com o envio de fotos ou vídeos. A multa para o descarte irregular de lixo e entulho pode chegar até R$ 2.224,00, segundo a legislação municipal.

Como alternativa para os pequenos geradores de entulho proveniente de obras, por exemplo, a Sese orienta que eles podem descartar o material em uma das Áreas de Transbordo e Triagem (ATT) da Serra: no Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, em Novo Porto Canoa; e a ATT Barcelona, na Av. Região Sudeste, próximo ao Posto BKR na BR 101. Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho por dia.

Sobre a situação precária da Rua da Figueira, que não tem calçamento, a Prefeitura disse que em “Balneário de Carapebus, mais de 15 ruas já estão recebendo investimentos em drenagem e pavimentação e demais ruas estão em fase de estudos e elaboração de projetos”. No entanto, não informou se a Rua da Figueira está incluída na fase de estudos ou de elaboração de projetos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

A necessidade de estimulação mental nos cães: como manter a mente do seu pet ativa

Assim como os humanos, os cães também possuem uma vida mental rica e complexa. Muitos tutores ainda acreditam que a…

12 horas atrás

O que pode causar convulsão em felinos?

O termo convulsão parece fácil não é? Mas por trás desse nome tão curto estão envolvidos inúmeros diagnósticos a serem…

12 horas atrás

Carnaval em espetaria de Feu Rosa terá pagode e domingueira especial

A programação especial da espetaria para o Carnaval, terá muito pagode, DJ e promoções imperdíveis. Uma das atrações é o…

13 horas atrás

Ministério Público Federal abre inscrições para estágio no valor de R$ 1.027,82

O MPF/ES. Foto: Divulgação A partir do dia cinco de março, estudantes dos cursos de graduação em Comunicação Social (Jornalismo),…

13 horas atrás

Carnaval em Feu Rosa terá escola de samba e shows

Uma das atrações do Carnaval no bairro Feu Rosa, na Serra, é o cantor Fabiano Pizadinha. Crédito: Divulgação A programação…

13 horas atrás

A tragédia política capixaba: Marcos Do Val agora pede que os EUA invadam o Brasil

No Brasil, o Congresso Nacional desempenha um papel absolutamente central na geopolítica regional. Historicamente, o Espírito Santo ocupa uma posição…

13 horas atrás