Por Ana Paula Bonelli
Você sabia que neste sábado (04) comemora-se o Dia Nacional de Adotar um Animal? Pois é, esta pode ser uma chance única e oportuna para ter ao seu lado um amigo que te ame com defeitos e qualidades e que não olhe sua condição social. Mais do que um ato de amor, adotar é também um ato de solidariedade e caridade. Este é o 15º ano em que a campanha é encampada e o dia não poderia ser melhor. O dia 4 de outubro é dedicado a São Francisco de Assis, santo protetor dos animais.
O objetivo desta data é permitir que as pessoas se envolvam com a causa dos animais, mantendo um contato próximo com os problemas que os afligem. Aqui na Serra, algumas mulheres se dedicam intensamente à causa. Uma delas é Edmaura Fonseca, de Jacaraípe. No Cantinho Patas Felizes, existem gatos e cachorros resgatados das mais horríveis maldades: atropelamento, estupro, violência doméstica e abandono. Por lá, os animais são doados castrados e vacinados.
Ainda em Jacaraípe, existe o Abrigo Miaudote, da protetora Anna Paula Pereira Lopes. No local, também existem cães e gatos para adoção. “Dedicamos nossa vida a esses bichinhos.Eles merecem, pois já sofreram muito e precisam de um lar coberto de amor e carinho para passarem o resto de suas vidinhas”, diz Bárbara Lopes, filha de Anna que acrescenta:“Precisamos conscientizar as pessoas. Mostrar que as questões que envolvem os animais abandonados tem solução, por isso eliminá-los não resolve o problema, precisamos sim, alterar a maneira que o ser humano os vê dentro da sociedade. Eles são regidos pelas leis da natureza, onde lhes é concedido o direito à vida. É necessário mudar as atitudes para rever os conceitos”. Para adotar um bichinho do Miaudote basta ligar para 9 9782-8247.
Em Valparaíso, o Auau Carente, da protetora Livia Guimarães também tem cães machos e fêmeas para adoção. No local, mais de 80 animais estão abrigados. Trinta estão para adoção. Os animais disponíveis para adoção estão todos castrados. Para levar para casa um amiguinho, o telefone de contato é o 9 8885-2427.