Meses mais quentes como dezembro, janeiro e fevereiro também são os mais violentos. No frio, como em julho, registra-se menos mortes
Por Thiago Albuquerque
Sábado (06) de dezembro de 2014, Luciano Coutinho de 29 anos, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo perto de um bar no bairro Novo Horizonte, na Serra. Esse assassinato é um entre os 59 registrados nos sábados do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo.
“Sábado trabalhamos com um armamento mais pesado, vamos mais preparados, pois sabemos que as pessoas estarão mais alteradas devido à festas, e por ser um dia que as pessoas saem mais para gastar dinheiro, já vamos sabendo dos problemas e confusão que serão arrumados. Muito dessas pessoas são pessoas que vão gastar em festas o dinheiro ganho com o tráfico de drogas”. O relato é do Soldado Lima da 3ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar, que atua nas ruas do município.
Ao contrário do sábado, a terça-feira foi o dia menos sangrento com 33 homicídios, seguido de quinta, 43, quarta, 44, segunda 47,sexta, 48, e domingo, 53.
Calor e refresco
Se o sábado foi o dia campeão de mortes, janeiro, onde impera o calor do verão, liderou entre os meses mais violentos. Já o mês mais frio, julho, foi também o mais calmo com 18 mortes.
O soldado Lima conta também que janeiro por ter a concentração maior de festas, turistas, ajudam para que a violência aumente nesse período.
Os números mostram também uma grande diferença de mortes entre homens e mulheres: foram 247 assassinatos a mais de homens, cujo número total foi de 297 vítimas. Em 2014 foram mortas 30 mulheres.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…