smobile
[secondary_title]

Sabe onde você irá votar? Veja como pesquisar seu local de votação no domingo (15)

- PUBLICIDADE-
A votação acontecerá das 7 às 17 horas obrigatoriamente para pessoas com idade entre 18 e 70 anos terão que votar. Foto: Divulgação

Título ou documento oficial  com foto na mão, número dos candidatos na cabeça, na ‘colinha’, ou mesmo o desejo de anular ou votar em branco. Quem for às urnas neste domingo (15) precisa saber onde vai votar.

Se você está perdido e não sabe seu local de votação, o eleitor pode conferir a zona, local e seção na página do TRE na internet. Basta acessar o endereço www.tre-es.jus.br, acessar a aba com nome ‘Eleitor e Eleições’ e em seguida clicar em ‘Título e local de votação’ , digitar os dados e conferir a localização.

Caso não tenha o número do título no momento, o morador pode pesquisar com nome, data de nascimento e filiação. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A votação acontecerá das 7 às 17 horas, obrigatoriamente para pessoas com idade entre 18 e 70 anos.

O município tem três zonas eleitorais: 26ª, 53ª e 59ª, são 94 locais de votação que abrigam mais de 870 seções. Na Serra são 327.670 eleitores aptos a votar.

Quem, no entanto, estiver fora do domicílio eleitoral ou não puder comparecer à seção eleitoral em alguma dessas ocasiões deve justificar a ausência.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que o eleitor que precise justificar realize o procedimento no dia da votação pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones ou tablets, nos sistemas iOS e Android. Isso evita a aglomeração de eleitores nas seções eleitorais e funciona como medida de prevenção à Covid-19, já que o aplicativo disponibilizará, no dia da votação, a função para justificar a ausência.

Mas essa opção só serve para os casos em que o eleitor estiver geograficamente distante do local de votação.

Máscara e horário preferencial para grupos de risco

Por conta da pandemia do coronavírus, serão tomadas medidas sanitárias para reduzir o risco de aglomerações no dia da votação e também distribuir melhor o fluxo de eleitores nos locais de votação.

Uma das mudanças será no tempo de votação. No dia da eleição será ampliado em 1 (uma) hora – as eleições ocorrerão em 2020 das 7 horas às 17 horas.

Sendo que do horário de 7hs às 10hs, será preferencial para pessoas maiores de 60 anos e de 10hs às 17h, para o público normal.

É importante ainda frisar que cada eleitor deve levar caneta, máscara (uso obrigatório sem ela não entrará na seção), identidade e título de eleitor.

Em relação às medidas de preservação da saúde de quem vai trabalhar nestas eleições, a Justiça Eleitoral vai fornecer aos mesários máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada quatro horas, viseiras plásticas (face shields), álcool em gel de uso individual para higienização das mãos e álcool 70% para higienização das superfícies (mesas e cadeiras) e objetos (canetas) na seção eleitoral.

Já o fluxo de votação definido para o dia 15 de novembro inclui distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores; apresentação do documento oficial com foto à distância; orientação para o eleitor levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura.

Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

Os protocolos foram estabelecidos no Plano de Segurança Sanitária das Eleições 2020, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde e com a consultoria da Fiocruz e hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.

Brasileiros no exterior

Se for eleitor inscrito no Brasil: pode apresentar justificativa pelo aplicativo e-Título no dia e no horário da votação. Também é possível, no período de até 60 dias após cada turno ou no período de 30 dias contados da data do retorno ao Brasil, justificar pelo aplicativo ou entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer zona eleitoral. O eleitor pode ainda enviar o Requerimento pela via postal ao juiz da zona eleitoral na qual for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento à eleição.

Se for eleitor inscrito em Zona Eleitoral do exterior: o eleitor deve apresentar justificativa no dia e no horário de votação pelo e-Título. Também é possível em até 60 (sessenta) dias após cada turno, justificar a ausência pelo e-Título, no Sistema Justifica, ou encaminhar o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE Pós-eleição) e a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito diretamente à Zona Eleitoral do Exterior: por meio dos serviços de postagens, ou entregue nas missões diplomáticas ou repartições consulares localizadas no país em que estiver.

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão, o vereador da Serra, Paulinho do Churrasquinho (PDT), protocolou...

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Neste final de semana, o deputado Pablo Muribeca (Republicanos) retomou sua agenda costumeira: muitas críticas, poucas propostas e quase nenhuma ação concreta. Desta vez,...

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Terceiro tipo de tumor maligno mais incidente no País, o câncer colorretal é o foco da campanha Março Azul Marinho, que faz um alerta...

Comunicado – 24/02/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar

Detran vai abrir 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai abrir uma nova edição do programa CNH Social nos próximos meses. A iniciativa, que concede a carteira...

Mais de 50 estudantes de escolas públicas da Serra se destacam na Olimpíada de Matemática

Mais de cinquenta estudantes de escolas públicas da Serra se destacaram na  Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). De acordo com a...

Curso de mecânica gratuito para mulheres na Serra; veja como se inscrever

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abriu inscrições para curso de mecânica básica para as mulheres residentes na Grande Vitória. A formação acontecerá nos dias...

Comunicado – 24/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar
...