Categories: Arquivo

Saem regras para empresa pagar dívida com serviço na Serra

Para pleitear a transação, a empresa deve estar inadimplente com a Serra até 14 de julho de 2017 e estar inscrita em dívida ativa. Foto: Divulgação Agência Brasil

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo, nesta sexta-feira (22), o decreto nº 1.727 que permite a empresas devedoras de multas e impostos municipais, como ISS, IPTU e ITBI, negociar com a Prefeitura da Serra e realizar serviços, como reforma de praças, pintura de escolas, além de exames de saúde, por exemplo, para quitar seus débitos.

O decreto regulamenta a lei nº 4.671, sancionada em julho, e traz as regras para a conversão de multas e impostos em serviços, obras e materiais, desde que equivalentes ao valor atualizado da dívida. Até 100% do débito poderá ser compensado com serviços. O que não for, será cobrado pelo município.

Para pleitear a transação, a empresa deve estar inadimplente com a Serra até 14 de julho de 2017 e estar inscrita em dívida ativa. Deve ainda reconhecer a dívida, bem como renunciar a impugnações judiciais ou administrativas.

Se o valor devido à prefeitura não estiver ajuizado, a avaliação para a troca por serviços abrangerá, além do débito, os juros, a correção monetária e a multa. Se estiver ajuizado, serão acrescidas, além destes, as custas e os encargos do processo.

A empresa deverá entrar em contato com a secretaria que receberá o serviço para pleitear a negociação. Por exemplo, se uma clínica de exames deseja prestar serviços para compensar sua dívida deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde.

Ao receber o pedido, o secretário da pasta responsável irá avaliar se há interesse público no serviço ofertado e se manifestará positiva ou negativamente sobre a proposta. A Coordenadoria de Governo também vai analisar a conveniência para a prefeitura.

Para avaliar o preço do serviço ofertado, serão utilizados mecanismos como valores praticados em contratos administrativos de serviços idênticos ou semelhantes de quaisquer entes federados; atas de registro de preços de outros entes públicos; e coleta de mercado.

A secretaria que assinou o Termo de Transação com a empresa será a responsável por fiscalizar a prestação do serviço. Caso haja descumprimento, a conversão será cancelada e uma multa de até 100% do valor devido atualizado será aplicada à empresa.

O procurador-geral da Serra, Vitor Silvares, destacou que a regulamentação foi feita para que não se tenha dúvida do processo. “Tentamos fazer algo simples e objetivo, pensando, ao mesmo tempo, nos controles necessários.”

Silvares ressaltou que a proposta é avançada. “A intenção é inovadora, estamos pensando fora da ‘caixa’ e fazendo diferente. É uma forma de o interesse público ser atendido, liberar o nosso caixa e termos obras e serviços. É bom para o município e para o contribuinte.”

O secretário da Fazenda da Serra, Cláudio Mello, lembrou que a medida pode ser benéfica tanto para o devedor quanto para o Executivo. O decreto com as regras já entrou em vigor.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Serra.

Tags: iss serra es
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Serra alerta empresários sobre tentativa de golpe envolvendo alvarás de funcionamento

Crédito: Divulgação Empresas da Serra devem ficar atentas a um novo golpe que está sendo aplicado na região. Segundo alerta…

4 minutos atrás

Verão com Jesus Serra terá show gratuito de Sarah Beatriz

Sarah Beatriz é uma das maiores vozes da música gospel no Brasil. Foto: Associação de Pastores da Serra (APES) No…

35 minutos atrás

Pagode anima espetaria em Feu Rosa neste fim de semana

No domingo, rola a tradicional Domingueira na Experttus esptaria e no palco se apresenta o grupo Plano B, com mais…

50 minutos atrás

Polícia prende bandidos que mataram vigilante da Vale em linha férrea na Serra

Josué Gonçalves de Oliveira (à esquerda) e Gustavo Santos de Barros (à direita). Foto: Divulgação/PCES A Polícia Civil prendeu dois…

1 hora atrás

Hospital da Serra abre 56 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O Hospital da Serra abriu 56 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação O Hospital Estadual…

2 horas atrás

Treinão Solidário no Parque da Cidade vai arrecadar leite para crianças na Serra

O treinão soliário no Parque da Cidade será acessível para todos, independentemente do nível de condicionamento físico. Crédito: Divulgação No…

2 horas atrás