As eleições municipais deste ano para prefeito da Serra estão sendo decididas em segundo turno. E para ir às urnas, o eleitor precisa saber qual será o seu local de votação. Para auxiliar sua vida, o TEMPO NOVO preparou essa matéria especial com os detalhes necessários para que você não perca viagem.
Primeiramente, saiba que você pode conferir a zona, local e seção na página do TRE na internet. Basta acessar o endereço www.tre-es.jus.br, acessar a aba com nome ‘Eleitor e Eleições’ e em seguida clicar em ‘Título e local de votação’ , digitar os dados e conferir a localização (clique aqui para acesso direto).
Não tem o o número do título agora? Calma, também tem como resolver isso. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o morador pode pesquisar com nome, data de nascimento e filiação.
Vale destacar que a votação ocorre das 7h às 17 horas deste domingo (28). A Serra possui três zonas eleitorais: 26ª, 53ª e 59ª, são 94 locais de votação que abrigam mais de 870 seções. Na cidade, são 327.670 eleitores aptos a votar.
Os moradores que estiveram fora do domicílio eleitoral ou não puderem comparecer à seção deve justificar o motivo de sua ausência. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que o eleitor faça esse procedimento no dia da votação pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones ou tablets, nos sistemas iOS e Android.
No entanto, essa opção é válida apenas para quem estiver fora de sua cidade ou estado. A medida tem como objetivo evitar aglomerações de eleitores nas seções eleitorais e funciona como medida de prevenção à Covid-19.
Conforme já informado anteriormente pelo TEMPO NOVO, o uso de máscara é extremamente obrigatório para que o eleitor possa votar. Quem estiver sem, será impedido de entrar na sala de votação. Além disso, a Justiça Eleitoral orienta que cada pessoa leve sua própria caneta. Essas medidas são para evitar a proliferação do coronavírus. Em todos os locais, há álcool em gel disponibilizado à população.
Vale lembrar que o horário de votação também foi estendido em uma hora. Começou às 7 horas e vai até as 17 horas. Sendo que do horário de 7h às 10h, é preferencial para pessoas maiores de 60 anos e de 10h às 17h, para o público comum. No entanto, não há horário exclusivo para nenhum público e qualquer eleitor poderá votar durante todo o período.
O fluxo de votação está ocorrendo com distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores; apresentação do documento oficial com foto à distância; orientação para o eleitor usar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura.
Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…