A alta temperatura no verão, aliada às férias escolares e à maior permanência das pessoas em casa, pode refletir no aumento do consumo de energia elétrica sem que o consumidor perceba. Para orientar sobre o uso eficiente e correto da eletricidade, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, selecionou algumas dicas que devem fazer parte da rotina da família.
Com as mudanças climáticas e as temperaturas acima da média, a demanda por eletricidade para climatização e refrigeração também se intensifica. “Isso acontece porque, entre outros fatores, os aparelhos de refrigeração consomem mais energia para entregar a mesma eficiência, o que, por sua vez, se reflete na elevação do valor da conta de energia”, destaca o gestor da EDP, Bruno Mendonça.
Em dias muito quentes, geladeiras, freezers e ar-condicionados são aparelhos que exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada. Por exemplo, em condições de temperatura ambiente mais elevada, o consumo de energia pode ser até 20% maior para cada 5°C a 10°C acima da temperatura ambiente padrão para a qual o refrigerador foi projetado. Segundo estudos, esse percentual de aumento de consumo pode ser ainda maior quando o equipamento é utilizado diariamente (com a abertura de portas), devido à troca de calor com o ambiente externo.
Além disso, o aumento do consumo de energia pode variar ainda com base nas condições e características do refrigerador. Esse efeito sazonal indica que, mesmo que uma família mantenha seus hábitos de consumo inalterados, é certo que haverá um aumento no consumo nas próximas faturas.
Entre outros alertas, vale reforçar que o uso abusivo do ar-condicionado pode representar um aumento muito expressivo no valor da conta de energia elétrica de uma família. Para ter uma ideia, um aparelho de ar-condicionado de 10.000 BTU/h, ligado durante oito horas diárias, gasta em média 135 kWh por mês. Convertendo para reais, o equipamento pode ocasionar um incremento no valor da fatura mensal de cerca de R$ 100,00 (sem impostos).
Para aqueles que não abrem mão de um banho com a água bem quente mesmo no verão, manter a chave do chuveiro elétrico na posição “Verão” economiza 30% mais do que se estiver na posição “Inverno”.
Se a máquina de lavar-roupas tem capacidade para bater até 10 quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga. A mesma dica vale para as secadoras. Lavar ou secar poucas peças é desperdiçar energia.
Diante desse cenário, a EDP reforça a importância da adoção de medidas de economia de energia por parte dos consumidores e dá dicas para economizar e minimizar o impacto no orçamento dos capixabas.
Confira algumas dicas:
Ar-condicionado
- Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;
- Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando;
- Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas ou colocando películas de proteção nos vidros;
- Não tape a saída de ar do aparelho e mantenha os filtros limpos;
- Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.
- Quando possível, use o ventilador para arejar o ambiente. Na velocidade média, o ventilador pode consumir até quatorze vezes menos energia elétrica que o ar-condicionado.
Iluminação
- Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas;
- Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados ou, se possível, instale um sensor de presença;
- Teto e paredes internas pintados com cores claras refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial;
- Sempre que possível, utilize lâmpadas LED, que são mais eficientes e duram mais. O LED consome até 80% menos energia que as incandescentes e 30% menos que as fluorescentes.
Refrigerador ou freezer
- Seu aparelho deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão;
- Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer;
- A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando a fuga de ar frio;
- Regule o termostato adequadamente às estações frias e quentes do ano. Consulte o manual do fabricante;
- Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas. Mantenha-o distante da parede, conforme instruções do manual (em média, 20 centímetros);
- Caso o equipamento tenha mais de dez anos, comece a pensar na possibilidade de substituí-lo. Na hora da compra, verifique a existência do selo PROCEL, que garante economia e eficiência energética.
Chuveiro elétrico
Se optar pelo banho quente, utilize o chuveiro na posição “Verão”, que economiza 30% mais do que se estiver na posição “Inverno”.”