A alta temperatura no verão, aliada às férias escolares e à maior permanência das pessoas em casa, pode refletir no aumento do consumo de energia elétrica sem que o consumidor perceba. Para orientar sobre o uso eficiente e correto da eletricidade, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, selecionou algumas dicas que devem fazer parte da rotina da família.
Com as mudanças climáticas e as temperaturas acima da média, a demanda por eletricidade para climatização e refrigeração também se intensifica. “Isso acontece porque, entre outros fatores, os aparelhos de refrigeração consomem mais energia para entregar a mesma eficiência, o que, por sua vez, se reflete na elevação do valor da conta de energia”, destaca o gestor da EDP, Bruno Mendonça.
Em dias muito quentes, geladeiras, freezers e ar-condicionados são aparelhos que exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada. Por exemplo, em condições de temperatura ambiente mais elevada, o consumo de energia pode ser até 20% maior para cada 5°C a 10°C acima da temperatura ambiente padrão para a qual o refrigerador foi projetado. Segundo estudos, esse percentual de aumento de consumo pode ser ainda maior quando o equipamento é utilizado diariamente (com a abertura de portas), devido à troca de calor com o ambiente externo.
Além disso, o aumento do consumo de energia pode variar ainda com base nas condições e características do refrigerador. Esse efeito sazonal indica que, mesmo que uma família mantenha seus hábitos de consumo inalterados, é certo que haverá um aumento no consumo nas próximas faturas.
Entre outros alertas, vale reforçar que o uso abusivo do ar-condicionado pode representar um aumento muito expressivo no valor da conta de energia elétrica de uma família. Para ter uma ideia, um aparelho de ar-condicionado de 10.000 BTU/h, ligado durante oito horas diárias, gasta em média 135 kWh por mês. Convertendo para reais, o equipamento pode ocasionar um incremento no valor da fatura mensal de cerca de R$ 100,00 (sem impostos).
Para aqueles que não abrem mão de um banho com a água bem quente mesmo no verão, manter a chave do chuveiro elétrico na posição “Verão” economiza 30% mais do que se estiver na posição “Inverno”.
Se a máquina de lavar-roupas tem capacidade para bater até 10 quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga. A mesma dica vale para as secadoras. Lavar ou secar poucas peças é desperdiçar energia.
Diante desse cenário, a EDP reforça a importância da adoção de medidas de economia de energia por parte dos consumidores e dá dicas para economizar e minimizar o impacto no orçamento dos capixabas.
Ar-condicionado
Iluminação
Refrigerador ou freezer
Chuveiro elétrico
Se optar pelo banho quente, utilize o chuveiro na posição “Verão”, que economiza 30% mais do que se estiver na posição “Inverno”.”
Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…
O sol nasceu coberto de nuvens neste sábado (21) em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli/ Tempo Novo A chegada deste…
A praia escolhida para o lançamento da Campanha Praia Limpa foi o Barrote, em Jacaraípe/ Foto: Reprodução/ SEMMA O verão…
A décima edição do Natal Solidário acontece neste sábado (21)/ Divulgação Em contagem regressiva, o Natal chega mais cedo para…
A Câmara da Serra realizou a última sessão ordinária do ano legislativo nesta quarta-feira (18). Os mandatos dos atuais vereadores…