Período complicado, não é? Quem não percebe quando tem uma gata no cio pelas proximidades?
O cio de um gato é uma fase natural na vida dos felinos, e marca a época em que eles estão aptos à reprodução. Os felinos apresentam um comportamento de cio muito marcante, podendo ser trabalhoso para os proprietários, tais como miados altos e excessivos principalmente durante a noite, e busca extrema por atenção e carinho. Ela também pode apresentar posição de acasalamento enquanto é acariciada, bem como mudar seu modo da andar, fazendo um andar de “rebolado”, balançando a parte traseira de seu corpo, de modo que esse comportamento é para chamar a atenção de seu parceiro. No mais, esse comportamento pode estar acompanhado de miados altos.
+ Veterinária especializada em felinos explica ciclo de cios em gatas
Outro comportamento que demostra que a gata está no cio é a mudança da sua postura. Ela começa a se rastejar, arquear as costas, alongar a lombar e gemer.
Por serem animais muito territorialistas, eles têm o hábito de marcar o local com o seu cheiro. Sendo assim, quando está no cio, a gata irá borrifar sua urina pela casa para chamar a atenção de seu parceiro. Essa alteração no odor da urina é decorrente das alterações hormonais que a gata tem nessa fase.
Todos esses comportamentos são absolutamente normais, indicando que sua gata está absolutamente saudável, e vão aparecer quando o felino atingir a idade reprodutiva, que normalmente se inicia por volta dos 6 meses de idade.
O importante é ter paciência e conversar com seu médico veterinário sobre a castração.