Você sabia que, na Serra, crianças e adolescentes de 0 a 15 anos podem receber atendimento médico de urgência e emergência em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município?
Além da UPA Pediátrica, localizada em Colina de Laranjeiras (anexa ao Hospital Municipal Materno Infantil), as UPAs de Castelândia e Serra Sede também estão preparadas para atender esse público.
De janeiro a março deste ano, por exemplo, só a UPA de Castelândia teve 9.399 atendimentos infantis a menos que a UPA Pediátrica, enquanto a de Serra Sede registrou uma diferença de 5.789.
A UPA Pediátrica foi inaugurada em janeiro de 2024, como uma extensão da Unidade de Pronto Atendimento de Carapina. O objetivo era aumentar a assistência para este público e facilitar o acesso das famílias aos serviços de saúde.
No entanto, o secretário municipal de Saúde da Serra, Diogo Cosme, explica a importância da distribuição desse atendimento entre as três unidades.
“A UPA Pediátrica tem sido um avanço importante para o atendimento das crianças e adolescentes na Serra, mas é fundamental que as famílias saibam que as UPAs de Castelândia e Serra Sede também estão preparadas para atender esse público. Afinal, distribuir a demanda entre essas unidades ajuda a reduzir o tempo de espera e garante um atendimento mais ágil e eficiente para todos os usuários”, frisou o secretário ao Jornal Tempo Novo.
Ao todo, a Serra possui 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três UPAs e uma UPA Pediátrica. Mas você sabe a diferença entre elas? A palavra-chave é o atendimento.
De acordo com o secretário Diogo Cosme, entender a função de cada unidade de saúde é essencial para garantir um atendimento eficaz e ágil à própria população. “Ao buscar o serviço adequado para cada necessidade, o cidadão contribui para a eficiência do sistema de saúde, reduzindo filas e garantindo que os recursos sejam utilizados da melhor maneira possível”, explica.
Nas UBS, os pacientes recebem atendimento médico para diagnóstico e tratamento de cerca de 80% dos problemas de saúde. É nessas unidades que a população tem acesso a diversos serviços como:
Para ter acesso, basta ser morador do território de abrangência da unidade de saúde, apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência), e apresentar o cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, em caso de crianças.
Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e não possuem exigências para acesso aos serviços. Na Serra, existem as UPAs de Castelândia, Serra Sede e Carapina, além de uma Pediátrica. Todas podem resolver grande parte das urgências e emergências, como:
Na Serra, as UPAs são equipadas com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
“Esse atendimento é essencial porque colabora para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Vale lembrar que as UPAs priorizam a gravidade dos casos, e não necessariamente a ordem de chegada”, reforça o secretário municipal Diogo Cosme.
Alerta de chuvas para o litoral capixaba nesta sexta-feira (11). Foto: Inmet Após as chuvas atingirem várias partes da Serra…
O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos documentos mais utilizados no Brasil. Ele é exigido para abrir conta…
As aulas foram suspensas após uma super chuva destruir o teto de uma escola em Nova Almeida, na Serra. Crédito:…
Considerada uma das maiores artistas da noite LGBT brasileira, Silvetty Montilla traz para a Serra o show “É o Que…
O stand-up comedy de Kedny Silva é uma verdadeira sessão de “terapia coletiva” com a plateia, que participa ativamente das…
Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…