Categories: Notícias

Saída de profissionais do Mais Médicos não prejudicou atendimento na Serra, diz Prefeitura

No mês de abril, pelo menos 18 médicos do programa nacional deixaram de atender em unidades de saúde da Serra. Foto: Divulgação

Mesmo com constantes reclamações sobre o atendimento médico na Serra e com a perda de 18 profissionais do programa Mais Médicos, a Prefeitura da Serra garante que o atendimento não está sendo prejudicado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Serra está em “constante contratação de profissionais médicos” e que nenhuma Unidade de Saúde foi afetada com a saída deles.

No mês de abril, pelo menos 18 médicos do programa nacional deixaram de atender em unidades de saúde da Serra. Eles foram contratados pelo Governo Federal para suprir a perda dos profissionais cubanos que faziam parte do programa, mas deixaram o país após Cuba não renovar o acordo por conta de declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro.

Antes da quebra do convênio, eram 33 médicos cubanos. O Ministério da Saúde chegou a repor 30 profissionais do Mais Médicos, só que eles saíram e até agora o Governo Federal não enviou outros para assumir as vagas.

Mas, mesmo com a perda, secretário de saúde da Serra, Alexandre Viana, disse que nenhuma Unidade de Saúde do município teve problemas com a saída dos médicos. “Realocamos os profissionais”, afirmou o secretário. Alexandre ainda disse que as Unidades de Pronto Atendimento (Upa) também não foram afetadas, já que “os médicos da Upa não são vinculados ao programa”.

Questionado se o Município teve dificuldades para cobrir a falta dos profissionais, Alexandre disse que a demanda está regularizada. “Inicialmente sim (tivemos), mas com muito esforço estamos regularizando a demanda”, disse.

Moradora de Cantinho do Céu, Margarida Francisca afirma que encontra dificuldades para se consultar na unidade de saúde de José de Anchieta, que atende sua região. “Não sei o motivo, mas vejo que faltam médicos nesse postinho. Era apenas um doutor para cobrir todos os pacientes, aí demora demais para atender e nós temos que ficar esperando”, reclama.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra abre inscrição para programa de apoio financeiro a atletas e paratletas

Os valores variam de R$ 500 e R$ 2.000 e o programa contempla atletas e paratletas de modalidades individuais e…

12 horas atrás

Serra vai reconhecer e homenagear escolas que implementarem educação antirracista

Selo leva o nome do ativista cultural Teodorico Boa Morte, falecido no início de 2024. Crédito: divulgação. Foi lido na…

12 horas atrás

Balada K-pop com entrada gratuita promete agitar os fãs da cultura sul-coreana na Serra

A programação da Balada K-Pop inclui apresentações de dança com a equipe YunikonLand e Random Play Dance, em que os…

12 horas atrás

Anderson Freire faz show gratuito em festa de Natal na Serra

O cantor gospel Anderson Freire fará show gratuito em uma festa de Natal que na Serra. Crédito: Divulgação O cantor…

12 horas atrás

Câmara da Serra aprova doação da área do antigo Shopping do Povo para construir polo judiciário

Em 2022, uma comitiva do Tribunal de Justiça esteve com Vidigal visitando a área onde será construído o novo fórum.…

12 horas atrás

Festa de Nossa Senhora da Conceição começa na sexta na Serra com muita religiosidade

A padroeira da Serra, Nossa Senhora da Conceição, tem sua data comemorada nodia 8 de dezembro, mas a agenda religiosa,…

13 horas atrás