Categories: Meio Ambiente

Samarco faz alerta sobre risco de novo rompimento em barragem

 

O desastre/crime ambiental da Samarco foi o maior do país e um dos piores na história da humanidade. Foto: Agência Brasil

As consequências da maior tragédia/crime ambiental da história do país podem piorar. É que a Samarco (Vale + BHP Billiton) emitiu alerta na tarde desta quarta (27) que os resíduos da extração de minério de ferro estocados na barragem de Fundão em Mariana – MG, se deslocaram.

O deslocamento seria consequência da intensidade das chuvas que atingem a região há semanas. Segundo a assessoria de imprensa da mineradora os empregados que trabalhavam no local foram orientados a sair e as defesas civis dos municípios mineiros de Mariana e Barra Longa foram acionadas.

A Samarco diz que os resíduos que deslocaram permanecem entre as barragens de Santarém (acima) e Fundão (abaixo). Esta última se rompeu no dia 05 de novembro do ano passado, destruiu a vila de Bento Rodrigues e parte da cidade de Barra Longa matou 18 pessoas, deixou cerca de 450 famílias desabrigadas e devastou o rio Doce e o litoral capixaba.

Até hoje a Samarco não conseguiu estancar o vazamento de resíduos, ainda que em quantidade pequena se comparada à ocasião do rompimento, para o leito do rio Doce. Enquanto isso o manancial permanece impregnado de rejeitos de minério, continuam a contaminar o oceano Atlântico, já tendo atingido a reserva marinha de Abrolhos, no Sul da Bahia, as reserva das Algas e de Santa Cruz no ES, indo até Guarapari. O litoral da Serra também foi afetado.

A mineradora diz que, mesmo com o deslocamento dos resíduos, reafirma que as estruturas das barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

16 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

16 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

17 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

17 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás