Por Bruno Lyra
A Samarco está fazendo obras para reforçar outra barragem de rejeitos de minério de ferro em Mariana – Minas Gerais. Trata-se da barragem do Germano, que segundo o Major Cruz, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, é maior que as de Fundão e Santarém, que se romperam no último dia 05 de novembro e lançaram uma onda de lama que atingiu o Rio Doce e que deve chegar ao Espírito Santo até o final da semana.
De acordo com o Major Cruz, o reforço é para evitar outro acidente de proporções catastróficas. Ele explicou que nesta barragem, por ser mais antiga, a lama está mais dura. Por conta da obra, os trabalhos de busca nas áreas atingidas pelos rejeitos das barragens de Fundão e Santarém que se romperam foram alterados, para maior segurança dos profissionais.
Moradores do distrito de Bento Rodrigues – destruído pela lama – que tentaram retornar ao local na esperança de encontrar pertences foram impedidos pela Polícia Militar de Minas Gerais nesta quarta feira (11).
Um desses moradores gravou um vídeo (veja no fim da matéria) onde um sargento da PM diz que há uma rachadura na barragem do Germano e que um novo acidente poderia acontecer no local. Porém o Major Cruz não confirma a informação de que exista essa rachadura.
Já o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, confirmou, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira na sede da empresa em Mariana, que estão sendo feitas obras na barragem. Segundo ele a estrutura está estável mas é necessário “reforçar a segurança das paredes”.