A sobrecarga gerada por horas caminhando, dançando ou simplesmente de pé pode resultar em problemas ortopédicos muito frequentes, como esporão, entorses ou tendinites.
Como diria o ditado: “Atrás do trio elétrico, só não vai quem já morreu”. O carnaval é um período em que as pessoas correm, pulam, saltitam. E quem sofre os impactos? Os pés! Para quem não pratica exercícios físicos, mas quer curtir o período, ainda dá tempo de prepara-los para aguentar os dias de folia.
Segundo o ortopedista e traumatologista Nilo Neto, nesse período é muito comum que a sobrecarga gerada por horas caminhando, dançando ou simplesmente de pé pode resultar em problemas ortopédicos muito frequentes, como entorses, tendinites ou o famoso esporão. O médico destaca que esses danos são resultados do aumento da tensão exercida nas articulações de joelhos e tornozelos.
Para que isso não ocorra, o médico indica exercícios físicos leves para aguentar o período de carnaval. “O ideal é que o folião esteja preparado para a sobrecarga e use calçados adequados. Se submeter a sobrecarga sem estar preparado pode gerar lesões desnecessárias”, indicou Nilo.
+ Morador da Serra acerta aposta da Lotofácil e ganha R$ 742 mil
O ortopedista informa que a dor que surge depois de longos períodos em pé, caminhando ou sambando precisam de atenção. Muitas condições podem ser tratadas e resolvidas precocemente, evitando lesões crônicas.
Outra dica do especialista é antes de sair de casa, realizar exercícios de alongamento para evitar a sobrecarga nas pernas, nos pés e nos joelhos. Assim, os músculos resistem à quantidade de exercícios feitos ao longo da folia. Além disso, escolher os calçados também é fundamental para a saúde plantar.
“Quanto mais confortável for, melhor. Tem mulheres que não abrem mão dos saltos altos, mas nesse período é mais saudável usar um tênis, afinal eles têm a capacidade de aguentar todo o peso do corpo, além de serem anatômicos, entre outras vantagens. Mas evite os novos com solado mais rígido, pois eles ainda estão um pouco duros e podem machucar os pés”, explica o médico.
Nilo Neto reforça que é necessário ingerir bastante água para que o corpo fique bem hidratado e controlar o uso de bebidas alcóolicas, pois elas podem levar à quedas e causar traumas no corpo. “Atendemos muitos pacientes com queixas de dores no corpo provocados por quedas durante o carnaval. Por isso, se atentar a alguns hábitos saudáveis garante que o paciente não tenha um dano físico grave e encerre o período da folia mais cedo”, finalizou.