Direito no Cotidiano

Sancionada lei que garante prioridade no atendimento para pessoas autistas

A lei estabelece o atendimento prioritário para doadores de sangue, pessoas com mobilidade reduzida e indivíduos autistas em guichês, postos, caixas, linhas ou com atendentes designados. Crédito: Pexels

Seguindo a tendência de reconhecimento do espectro autista como condição especial, foi promulgada sem vetos a lei que promove alterações na Lei nº 10.048/00 e na Lei nº 10.205/01, estabelecendo o atendimento prioritário para doadores de sangue, pessoas com mobilidade reduzida e indivíduos autistas em guichês, postos, caixas, linhas ou com atendentes designados. Anteriormente, outras legislações já garantiam benefícios semelhantes para pessoas com deficiência, idosos acima de 60 anos, gestantes, lactantes, adultos com crianças de colo e obesos. Com a nova lei, na ausência de guichês específicos, os indivíduos prioritários devem ser atendidos antes de quaisquer outras pessoas.

No caso dos doadores de sangue, que precisarão apresentar um comprovante válido por 120 dias, seu atendimento ocorrerá após os demais grupos prioritários. O autor da proposta, senador Irajá do Tocantins, destaca que um dos principais objetivos é incentivar a doação de sangue e, assim, salvar vidas. A nova lei também institui o atendimento prioritário para pessoas com transtorno do espectro autista e para aquelas com mobilidade reduzida.

A relevância dessa lei é significativa, uma vez que fomenta a doação de sangue, o que contribui para salvar inúmeras vidas em todo o Brasil. A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode fazer a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes.

A Lei marca mais um reconhecimento do espectro autista pelo Estado, assegurando direitos e garantindo uma sociedade mais inclusiva e justa. Ao reconhecer oficialmente o autismo como condição que merece atenção e proteção, o Estado proporciona acesso a serviços de saúde adequados, educação especializada e suporte social, promovendo uma melhor qualidade de vida para os indivíduos autistas e suas famílias.

Quanto ao transporte público, como ônibus, metrô e trem, a prioridade nos assentos será garantida exclusivamente aos autistas e às pessoas com mobilidade reduzida, além dos já contemplados pelos grupos prioritários mencionados anteriormente.

 

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…

11 horas atrás

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…

11 horas atrás

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…

12 horas atrás

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…

12 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…

13 horas atrás