Categories: Meio Ambiente

Santa Teresa segue sem divulgar quem jogou lixo com sangue humano em rio

 

O ponto onde a Cesan capta água no rio Santa
Maria fica a cerca de 60km abaixo do local onde as ampolas com sangue humano foram descartadas. Foto: Bruno Lyra/Divulgação

Autoridades que estão investigando do lançamento de lixo hospitalar com sangue humano no rio que abastece a Serra, ainda não revelaram o nome do responsável (ou responsáveis) pelo ato. O caso agora está sendo investigado pela vigilância sanitária do município de Santa Teresa, pois um laboratório suspeito de fazer o descarte seria daquela cidade.

Em nota enviada nesta quinta-feira (28) à reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Teresa que no último dia 21 de junho foi montada uma comissão para investigar o caso. A comissão tem 30 dias de prazo para trabalhar e chegar à conclusão de quem foi o responsável. Informou também que além das amostras de sangue em tubos de ensaio, que poderiam ser de um laboratório da cidade, também foram encontrados rejeitos de consultórios odontológicos. Fato que gerou necessidade de mais apuração.

O descarte veio a público no início de junho, quando pessoas que estavam na represa de Rio Bonito, no município de Santa Maria de Jetibá, filmaram o material jogado na água e nas margens. O vídeo foi postado numa rede social e gerou revolta. A princípio o caso estava sendo apurado pela prefeitura local, mas ao suspeitar que o material seria de um laboratório privado da vizinha Santa Teresa, a vigilância sanitária de Santa Maria acabou remetendo as investigações para esta última.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) disse, também por nota, que está acompanhando as investigações e que assim que houver convicção quanto à responsabilidade, irá autuar quem descartou o material.

A represa de Rio Bonito fica no rio Santa Maria da Vitória, responsável por abastecer a maior parte da Serra (exceto alguns bairros da região da Sede), zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão. A barragem de rio Bonito fica cerca de 60km abaixo do ponto onde a Cesan capta para abastecer a Grande Vitória, no distrito do Queimado, zona rural da Serra.    

Segundo a Cesan o caso não afetou a qualidade da água do rio na captação e o tratamento e fornecimento do líquido a população segue normalmente.

 

     

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

3 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

4 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

5 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

6 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

6 horas atrás