Começa nesta sexta (13) a ser liberado o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Por enquanto, só poderá sacar o valor, de até R$500, quem nasceu entre janeiro e abril e tem conta corrente na Caixa Econômica Federal ou conta poupança também nesse banco, desde que tenha sido aberta até o dia 24 de julho deste ano. Quem tem mais de uma conta de FGTS poderá sacar também das outras, no limite de R$ 500 por cada uma.
Quem faz aniversário entre maio e agosto poderá fazer o saque a partir do dia 27 de setembro. Já quem nasceu entre setembro e dezembro, a retirada é a partir de 9 de outubro. Para saber quais são os valores disponíveis para o saque, basta acessar o site da Caixa na internet e informar os dados solicitados.
Muitos trabalhadores vão usar o valor extra para pagar dívidas e para orientar o cidadão. O Procon da Serra está de prontidão. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o cidadão pode se dirigir àquele órgão para que ele intervenha na negociação da dívida.
O Procon orienta que o consumidor fique atento ao tentar negociar a dívida diretamente na loja ou empresa, pois há estabelecimentos que, junto com boas condições para quitar a dívida, aproveita para vender mais
Quem precisa de mais informações pode ir até o Procon, que fica na Casa do Cidadão, em Portal de Jacaraípe, ou ligar para os um destes telefones: 3252-7243/ 3252-7242.
Os clientes dos demais bancos só podem começar a sacar o dinheiro a partir de 18 de outubro, num cronograma que se estende até março de 2020, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
Já os correntistas da Caixa Econômica que não quiserem fazer o saque precisam informar ao banco até o dia 30 de abril de 2020.