Por José Carlos Pigatti, psicólogo e psicanalista
A crise na saúde, pública e privada, causada pelo Corona vírus, Covid-19, é a mais grave em décadas e tem provocado impactos muito significativos em nossas vidas, com sérias mudanças de rotinas, distanciamento das pessoas queridas e utilização de procedimentos de limpeza e higiene, determinado pelos protocolos de prevenção do agravamento da crise.
Todas essas mudanças na nossa rotina, comportamento e agenda, com suas alterações constantes devido à falta de remédios eficazes, de vacina em tempo e quantidade ainda inadequados, a falta de leitos nos hospitais, a falta de insumos necessários e com o esgotamento físico e emocional dos profissionais da área de saúde e sua quantidade limitada na sociedade, provocam em nós incertezas, medos, ansiedade, angústia, tristeza, estresse, o que é natural dada a situação caótica de nossa realidade, mas que precisa ser observada, acompanhada, cuidada, medida e gerenciada.
Os profissionais de Psicologia são os profissionais capacitados para nos ajudar a enfrentar esta crise, nos ajudando a compreender de forma consciente essa realidade, suas proporções, seus impactos, nos ajudando a encontrar o equilíbrio emocional e nos apontando caminhos para construir o nosso bem estar.
Para enfrentar um problema é preciso conhecê-lo, cada dia mais, para isso necessitamos de informações sérias, de fontes confiáveis e sustentadas em bases científicas, preferencialmente de órgãos oficiais, tais como da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipais de Saúde.
Devemos desenvolver nossa criatividade, equilibrando as responsabilidades e obrigações da vida, com atividades lúdicas, de lazer, prazerosas que nos proporcione bem estar e qualidade de vida.
Devemos organizar nossas atividades de forma agradável dentro das 24 horas, utilizando de forma mais eficiente nosso dia, definindo nosso tempo de trabalho, de descanso e de lazer, montando uma agenda de atividades, que organize nossa vida de forma agradável dentro dos limites de tempo, energia, priorizando nossos desejos, interesses e necessidades. Nossa agenda de atividades deve organizar nossa vida de forma agradável e não ser uma camisa de forças.
Nosso descanso é tão importante quanto nossas atividades, é necessário reservar um tempo de sono suficiente para repor nossas forças, alguns precisam de 6h, outros de 7h, outros de 8h de sono. É importante que o local de dormir seja de pouca luz, silencioso e não ter TV, celular ou qualquer aparelho ou objeto que dificulte ou atrapalhe o nosso sono.
Em momentos de incertezas e inseguranças, como este que estamos passando, devemos reforçar nossos laços com familiares, amigos e demais pessoas que acreditamos, que gozam de nossa confiança e por isso são referência para nós, informe-as de sua situação e busque informações de como elas estão.
Aproveite este momento de distanciamento dos outros para cuidar de si. Observe-se, reflita sobre seus projetos de curto, médio e longo prazo. Medite, relaxe e conecte-se consigo, com as pessoas que ama, com a sociedade que deseja.
Reflita sobre o sentido que você quer dar para sua vida no pós-pandemia.
Reflita sobre a certeza de que tudo passa e fortaleça em sí mesmo e nos próximos a quem você ama, a importância de construirmos uma vida equilibrada e de bem-estar, com todos nossos limites e potencialidades.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…