Serra, 19 de julho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 13 de julho de 2018 às 9:25

Saúde pede para população se vacinar contra sarampo


As 39 unidades de saúde da Serra possuem a vacina para crianças e adultos. Foto: Agência Brasil

Gabriel Almeida

Mesmo com o surto de sarampo no norte do País e casos registrados em alguns estados, no Espírito Santo e na Serra não há nenhuma orientação especial sobre a doença. A informação é das secretarias de saúde do município e do estado. Desde o ano 2000 não é registrado nenhum caso da doença na Serra.

No entanto, o Governo do Estado alerta para a importância da vacinação contra a doença. Normalmente, a primeira dose da vacina contra sarampo é aplicada nos primeiros 12 meses de vida da criança, essa dose (tríplice viral) protege contra rubéola, sarampo e caxumba. A segunda dose é aplicada aos 15 meses com a tetra viral (rubéola, sarampo, caxumba e catapora).

Já os adultos entre 20 e 29 que não tenham sido imunizados quando crianças devem tomar duas doses da vacina, os que têm entre 30 e 39 anos devem tomar uma dose da tríplice viral. No município da Serra, a vacina contra sarampo é oferecida em todas as 39 unidades de saúde. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, o horário de vacinação é de acordo com o horário da Sala de Vacinação de cada uma das unidades. Para se vacinar, o morador precisa levar a caderneta de vacinação.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

No Brasil, a doença tinha sido erradicada. De acordo com informações do Ministério da Saúde, atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo. Um no Amazonas e outro em Roraima. Além disso, foram registrados casos isolados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia. Os novos casos foram trazidos por venezuelanos que chegaram ao Brasil.

O médico infectologista Luiz Henrique Cardoso Borges, alerta que a não vacinação pode ser fatal para a pessoa, além do risco de recolocar no circuito doenças que já estavam erradicadas. 




O que você acha ?

Você vai votar em quem para presidente?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por