O presidente da Câmara da Serra, Saulinho da Academia, está prestes a se filiar ao Partido Progressista (PP), o que representaria uma importante movimentação política no âmbito municipal, já que diz respeito a segunda função política mais relevante na cidade.
Na semana passada, Saulinho visitou o gabinete do deputado federal Da Vitória, presidente do PP no estado. Segundo relatos de Saulinho, o diálogo foi muito positivo e fortaleceu a expectativa de sua filiação ao partido. Caso isso ocorra, Saulinho será encarregado de organizar o partido na Serra, visando às eleições de 2024.
Dessa forma, com a influência que o cargo de presidente da Câmara lhe confere, aliada a um partido expressivo e bem estruturado no Espírito Santo, Saulinho estará em uma posição privilegiada para negociar alianças políticas no próximo ano. Atualmente, ele mantém uma boa relação com o prefeito Sergio Vidigal, haja vista que ambos são líderes com características de governança estável.
Com sua filiação ao PP, espera-se que Saulinho possa ser opção para disputar qualquer um dos cargos, como a reeleição para a Câmara, vice-prefeito ou mesmo prefeito. Naturalmente, o processo eleitoral ainda está sujeito a muitas indefinições, mas com o apoio do PP, o presidente da Câmara se tornará também um líder partidário, aumentando seu peso eleitoral.
De acordo com Deborah Alves, que também é filiada ao PP e possui uma forte ligação com Da Vitória, o partido recebe Saulinho de braços abertos. Debora explicou que o deputado federal defende que a Serra seja uma das prioridades da sigla, devido à importância do município na geopolítica estadual.
Da Vitória é especulado como possível candidato a senador ou até mesmo governador em 2026, e ter um aliado bem posicionado no maior colégio eleitoral municipal do Espírito Santo é considerado fundamental. Na cidade, o PP se prepara para as eleições do próximo ano. Além da filiação de Saulinho, o partido deverá liberar os atuais vereadores Teilton Valim e Elcimara Loureiro. O destino de Teilton ainda é desconhecido, enquanto Elcimara já está em negociações avançadas com o PT.