Se eleito prefeito da Serra, o candidato Vandinho Leite (PSDB) promete não disputar a reeleição. Fato inédito na Serra, que desde 1996 teve apenas dois prefeitos: Audifax Barcelos (Rede) e Sérgio Vidigal (PDT), ex-aliados que se revezam no cargo em disputas marcadas por fortes brigas e provocações mútuas.
De acordo com Vandinho Leite, essa decisão foi pautada na necessidade de alternância de poder na Serra, para fomentar o surgimento de novas lideranças políticas.
“Se nós estamos dizendo ao eleitor: ‘chega de Audifax e Vidigal’, precisamos dar exemplo. Não adianta substituir seis por meia dúzia. Por isso faço esse comprometido público em não ser candidato a reeleição, caso a população me dê essa oportunidade de ser prefeito agora. A Serra precisa passar por uma renovação e dar oportunidade para novos líderes, pois temos pessoas qualificadas, mas essa polarização que está aí há 24 anos sempre atrapalhou esse processo”, disse Vandinho.
Ainda de acordo com o candidato, uma das inspirações para tomar essa decisão, foi o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, que esse ano não disputará a reeleição para o cargo, mesmo estando apto legalmente.
“Sergio Meneguelli tem sido um exemplo de político humilde, que não se apegou ao poder. Temos que reconhecer e trazer esse tipo de pensamento para a Serra. Ninguém nasceu prefeito de lugar nenhum, fico vendo esse desespero de muitos mandatários ao perder o cargo, como se aquilo fosse tudo na vida da pessoa. Eu fiquei sem cargo eletivo de 2014 a 2018, e não mudou nada na minha vida. Moro na mesma casa em Porto Canoa e ando de carro popular”, disse.
Vandinho defende uma Serra “unida e sem brigas pelo poder”, e afirma que o sentimento do ‘chega de Audifax e Vidigal’ é está cada vez mais forte entre os eleitores.
“A gente reconhece os avanços, afinal foram 24 anos de governança. Mas a população sabe também que a briga entre os dois atrapalhou a cidade, e o eleitor está perdendo o medo de renovar. As pesquisas me colocam em segundo lugar, creio que isso já é sinal forte de que a renovação está batendo na porta da Serra, essa proposta de não reeleição é um exemplo que quero passar, é compromisso firmado com a população, estará tudo documentado. A Serra merece ter um prefeito desapegado ao poder”, completou.