Amigo leitor,
As pessoas que optarem por fazer suas compras de Natal na internet precisam ficar muito atentas, pois não é pequena a lista de sites que anunciam preços vantajosos de produtos e serviços, mas na realidade não passa de uma armadilha para aplicar golpes no comércio eletrônico, principalmente nesse período do ano.
A primeira coisa que o consumidor precisa fazer é buscar referências sobre o site que pretende realizar a compra. A escolha criteriosa do fornecedor pode ser decisiva para garantir que as expectativas da sua compra sejam atendidas.
O site do Procon-SP (www.procon.sp.gov.br) tem divulgado uma lista com mais de 500 sites que devem ser evitados pelo consumidor em compras pela internet. As páginas não são recomendadas porque o órgão recebeu reclamações por irregularidades na prática de comércio eletrônico, tendo como principais reclamações a falta da entrega do produto adquirido pelo consumidor e ausência de resposta das empresas para a solução do problema.
Todo cuidado é pouco ao realizar compras on-line. Aconselhamos sempre realizar as compras somente através de PDV (Ponto de Venda) de lojas conceituadas no mercado e que tenham lojas na modalidade tradicional. Muito cuidado com as lojas meramente virtuais, pois nada garante os dados cadastrais que elas fornecem. Prefira fornecedores recomendados por amigos e familiares e não deixe de ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados. Procure sempre documentar e imprimir todos os passos da transação comercial e verificar no momento da entrega do produto se ele de fato é o que você adquiriu. Uma última dica: desconfie sempre de ofertas vantajosas demais.
Enfim, seguindo essas dicas o internauta terá mais condições de realizar uma boa compra e de forma mais segura e assim não passar raiva no Natal.