Notícias

Se liga morador da Serra: Diretor do Detran anuncia 8 mil vagas para quem quer CNH de graça

Em 2019 foram 5 mil vagas; 7 mil em 2020, em plena pandemia. E esse ano serão lançados oito mil vagas.

Em ano de pandemia, dificuldades econômicas e desemprego, ninguém pode desperdiçar oportunidades que se avizinham. Entre elas, está o benefício da CNH Social. De acordo com o diretor geral do Detran, Givaldo Vieira – que é morador da Serra – esse ano o Estado vai ofertar 8 mil vagas, divididos em 3 etapas. A 1º deve começar entre março e abril.

Givaldo esteve na sede do jornal TEMPO NOVO para explicar como o benefício funciona e quais as regras.

“A gente continua fortalecendo a CNH Social; existe um grande número de beneficiários na Serra. Fizemos cinco mil vagas em 2019; sete mil vagas em 2020, em plena pandemia. Isso foi muito importante para os CFCs (Centro d Formação de Condutores), que tiveram uma queda de procura naquele momento. E vamos lançar neste ano oito mil vagas. Começando com três mil agora em março ou abril; três mil no meio do ano e duas mil vagas mais para o fim do ano. Porque é tanta vaga que o sistema não dá conta de processar tudo, tem que diluir”, explicou Givaldo.

O morador da Serra precisa ficar ligado especialmente no CadÚnico, que é condição obrigatória para concorrer a uma vaga. Vale lembrar que na Serra são 53 mil famílias inscritas, o maior número entre todas as cidades capixabas. Por isso, ainda dá tempo do serrano acertar seu cadastro, caso seja necessário fazer alguma correção.

“O critério mais importante é a renda, é o primeiro critério. A pessoa tem que estar cadastrada no Cadastro Único, do Governo Federal; tem que estar com os dados atualizados, porque se tiver alguma correção à pessoa não consegue nem se inscrever. E isso permite uma seleção dentre milhares de uma forma automatizada, com critérios que ninguém consegue manualmente fazer qualquer alteração naquele resultado”, disse.

Perguntado sobre a data específica para a publicação das vagas, Givaldo voltou a afirmar que será entre março e abril. “Essa primeira etapa de três mil vagas estou esperando o governador definir o momento de lançar. Mas a primeira etapa já nesse início de ano nós esperamos que seja março a abril, mas agora depende do governador; vai ser o mais breve possível, no momento em que o governador definir”, afirmou Givaldo.

O diretor do Detran disse que o beneficio é concorrido. Em 2020 foram 70 mil inscritos, e em 2019 foram 56 mil. “Tenho recebido muitos relatos de pessoas que conseguiram o emprego após a carteira de motorista”, completou.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Inmet emite alerta de chuva com perigo potencial na Serra

Alerta de chuvas para o litoral capixaba nesta sexta-feira (11). Foto: Inmet Após as chuvas atingirem várias partes da Serra…

10 horas atrás

CPF irregular: o que isso significa e como resolver

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos documentos mais utilizados no Brasil. Ele é exigido para abrir conta…

14 horas atrás

Aulas são suspensas após super chuva destruir teto de escola em Nova Almeida

As aulas foram suspensas após uma super chuva destruir o teto de uma escola em Nova Almeida, na Serra. Crédito:…

14 horas atrás

Ícone LGBT Silvetty Montilla faz show na Serra nesta sexta-feira

Considerada uma das maiores artistas da noite LGBT brasileira, Silvetty Montilla traz para a Serra o show “É o Que…

15 horas atrás

Humorista Kedny Silva traz para a Serra stand-up ‘Terapia de Casal’ em maio

O stand-up comedy de Kedny Silva é uma verdadeira sessão de “terapia coletiva” com a plateia, que participa ativamente das…

16 horas atrás

Super chuva com granizo e vendaval causa destruição em Nova Almeida na Serra

Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…

1 dia atrás