Em ano de pandemia, dificuldades econômicas e desemprego, ninguém pode desperdiçar oportunidades que se avizinham. Entre elas, está o benefício da CNH Social. De acordo com o diretor geral do Detran, Givaldo Vieira – que é morador da Serra – esse ano o Estado vai ofertar 8 mil vagas, divididos em 3 etapas. A 1º deve começar entre março e abril.
Givaldo esteve na sede do jornal TEMPO NOVO para explicar como o benefício funciona e quais as regras.
“A gente continua fortalecendo a CNH Social; existe um grande número de beneficiários na Serra. Fizemos cinco mil vagas em 2019; sete mil vagas em 2020, em plena pandemia. Isso foi muito importante para os CFCs (Centro d Formação de Condutores), que tiveram uma queda de procura naquele momento. E vamos lançar neste ano oito mil vagas. Começando com três mil agora em março ou abril; três mil no meio do ano e duas mil vagas mais para o fim do ano. Porque é tanta vaga que o sistema não dá conta de processar tudo, tem que diluir”, explicou Givaldo.
O morador da Serra precisa ficar ligado especialmente no CadÚnico, que é condição obrigatória para concorrer a uma vaga. Vale lembrar que na Serra são 53 mil famílias inscritas, o maior número entre todas as cidades capixabas. Por isso, ainda dá tempo do serrano acertar seu cadastro, caso seja necessário fazer alguma correção.
“O critério mais importante é a renda, é o primeiro critério. A pessoa tem que estar cadastrada no Cadastro Único, do Governo Federal; tem que estar com os dados atualizados, porque se tiver alguma correção à pessoa não consegue nem se inscrever. E isso permite uma seleção dentre milhares de uma forma automatizada, com critérios que ninguém consegue manualmente fazer qualquer alteração naquele resultado”, disse.
Perguntado sobre a data específica para a publicação das vagas, Givaldo voltou a afirmar que será entre março e abril. “Essa primeira etapa de três mil vagas estou esperando o governador definir o momento de lançar. Mas a primeira etapa já nesse início de ano nós esperamos que seja março a abril, mas agora depende do governador; vai ser o mais breve possível, no momento em que o governador definir”, afirmou Givaldo.
O diretor do Detran disse que o beneficio é concorrido. Em 2020 foram 70 mil inscritos, e em 2019 foram 56 mil. “Tenho recebido muitos relatos de pessoas que conseguiram o emprego após a carteira de motorista”, completou.
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…
O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…
A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…
Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…
A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…
Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…