Categories: Notícias

Se queimou? Saiba quais hospitais de referência no Estado

Dados da Secretaria de Saúde dão conta de que as queimaduras acontecem principalmente em crianças entre dois e oito anos. Foto: Divulgação/Sesa

Quem nunca viu ou pelo menos conheceu alguma criança que tenha sofrido queimaduras? Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dão conta de que 80% destes acidentes acontecem no ambiente doméstico, principalmente no período de férias escolares. Por isso, os pais têm de ficar de olhos bem abertos nesta época do ano.

De acordo com o cirurgião plástico, médico do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Estadual Infantil de Vitória, Ricardo Baptista, os dados demonstram que a cozinha é o local mais perigoso para os pequenos, o que representa 55% de queimaduras por líquidos quentes, como leite, óleo, sopa, mingau, água, café, feijão, entre outros.

Ainda segundo ele, as queimaduras acontecem principalmente em crianças entre dois e oito anos, sendo mais frequente em meninos, 65% dos casos.

Segundo ele, os acidentes com álcool líquido acontecem em 25% dos casos. Para que sejam evitados, o médico Ricardo Baptista disse que o ideal é não ter esse produto em líquido em casa, somente o álcool gel, pois há menos riscos da criança se acidentar.

Além das férias de julho que estão chegando, estamos em época de festas juninas. Apesar de o Hospital Estadual Infantil de Vitória não ter registrado queimaduras em crianças em motivos juninos nos últimos dois anos, como o uso de fogos de artifício, rojões ou outros materiais explosivos, o médico reforça que para continuarmos sem esse registro é preciso que os pais orientem e vigiem seus filhos para não brincarem com esse tipo de material. Ainda segundo o cirurgião plástico, queimaduras em geral, com fogos de artifício, fogueiras, explosão de gás, choque elétrico entre outros, representam 20% dos casos.

Para Ricardo, é fundamental que crianças não brinquem com esses materiais em festas juninas. Quando há explosões, por exemplo, além da queimadura, qualquer pessoa corre o risco de uma laceração grave ou até perda de membro, como o dedo.

Mas se o acidente acontecer o Espírito Santo conta com dois hospitais que são referência para tratamento de queimados e um deles está na Serra.

Se a queimadura acontecer em adulto o queimado deve ser levado para o Hospital Dr. Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.

Já para acidentes com crianças o ideal é levar direto para o Hospital Estadual Infantil de Vitória, em Santa Lúcia.

O que fazer em caso de queimadura

Quando a pessoa sofre uma queimadura, a orientação médica é não utilizar nenhum produto no local, porque podem ocasionar além de dor, uma infecção que pode prejudicar a própria queimadura.

Leve-a imediatamente ao médico. Se for uma criança que se queimou com café, por exemplo, ela pode ser lavada em água corrente para tirar o café. Depois disso o local da queimadura pode ser enrolado com um pano limpo, e em seguida procurar um atendimento médico.

Saiba como prevenir

– Crianças devem ficar longe do fogão, de preferência fora da cozinha quando o fogão estiver sendo utilizado. Os pais devem ficar atentos às atividades dos filhos.

– Os cabos das panelas devem ser virados para a parte de dentro do fogão e, se for ferver ou fritar algum alimento, é preferível usar as bocas do fundo do fogão. Isso diminui o risco de a criança esbarrar nas panelas.

– As tomadas devem ser tapadas, os fios desencapados devem ser protegidos, e os famosos “gatos” evitados, pois podem ser a causa de incêndios e curtos-circuitos. Além de evitar fios soltos pela casa ligados em tomadas.

– Materiais inflamáveis devem ser mantidos à distância das crianças ou, de preferência, evitados em casa pelos pais. É preferível trocar o álcool líquido pelo mesmo produto em gel, pois este é menos inflamável.

– As crianças devem ser orientadas durante as brincadeiras. Por exemplo, não devem soltar pipas perto de fios de alta tensão porque, além de causar queimaduras muito graves, pode levar a pessoa à morte. Os campos abertos e sem postes são os locais adequados para isso.

– Manter a torneira do gás fechada quando o fogão não estiver sendo utilizado e, de preferência, colocar a botija de gás do lado de fora da casa.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Extrabom de Jacaraípe lança ação de verão em parceria com Elma Chips e Amstel

Crédito: divulgação. O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante…

43 minutos atrás

Serra anuncia uniformes e kits de material escolar para todos os 65 mil alunos

A Prefeitura da Serra anunciou entrega de uniformes e kits de material escolar para 65 mil alunos. Crédito: Divulgação O…

51 minutos atrás

Comunicados – 05/02/2025

publicidade legal - 05-02-2025Baixar

1 hora atrás

Motociclista escapa por pouco da morte ao ser atropelado por carreta na Serra

O motociclista escapou por pouco da morte ao ser atropelado por uma carreta, na BR-101, na Serra. Crédito: Divulgação Um…

2 horas atrás

Jovem é detido suspeito de agredir e estuprar ex-namorada de 16 anos na Serra

Foto: Divulgação/PCES Na noite de segunda-feira (03), um adolescente de 17 anos foi detido pela Polícia Militar após suspeita de…

2 horas atrás

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

19 horas atrás