Categories: Economia

Seca derruba produção agrícola capixaba

Feira de alimentos sem agrotóxicos em Colina de Laranjeiras: seca pesa no bolso do consumidor. Foto: Arquivo TN/ Fábio BarcelosFeira de alimentos sem agrotóxicos em Colina de Laranjeiras: seca pesa no bolso do consumidor. Foto: Arquivo TN/ Fábio Barcelos
Feira de alimentos sem agrotóxicos em Colina de Laranjeiras: seca pesa no bolso do consumidor. Foto: Arquivo TN/ Fábio Barcelos

Como se não bastasse o cenário econômico adverso, o Espírito Santo vive uma seca histórica. O resultado é que a produção agrícola capixaba está em queda livre. O boletim divulgado no último dia 06 pelo Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) aponta para recuo nas produções de café, milho, olericultura e fruticultura.

Os dados se referem a comparação de setembro/outubro de 2015 com o mesmo período em 2014. Neste intervalo a produção de café recuou 22,9%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a produção de milho caiu ainda mais: 36,8%.

De mandioca, colheu-se 17,8% menos. Na olericultura a redução foi mais modesta: 2,1%. Já na fruticultura o recuo foi de 13,8%. Os números são do Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba, que deve ter as informações completas sobre 2015 divulgadas nos próximos dias.

Até o último dia 21 de dezembro, havia chovido apenas de 50 e 55% da média no município de Santa Maria de Jetibá, cidade da região serrana do Estado que é uma das principais fornecedoras de alimento à Grande Vitória, segundo o Incaper.

A situação se repetiu em praticamente todo o estado, o que explica não só a queda na produção agrícola, mas também a falta d’água. Um dos resultados mais sentidos pelo consumidor é o encarecimento dos alimentos produzidos no ES, para além dos impactos nos preços que a maior inflação em anos já traria.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Com 3 mortes em março, Serra registra o menor número de homicídios da história

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, a Serra registrou o menor número de homicídios da história no mês…

3 horas atrás

Vale abre vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade

A Vale abriu vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale…

3 horas atrás

PL quer substituir campainha por música nas escolas da Serra para acolher autistas

O Professor Renato Ribeiro é autor do projeto. Crédito: Arquivo Tempo Novo O vereador Professor Renato Ribeiro (PDT) protocolou na…

3 horas atrás

Comunicados – 01/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 01-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

4 horas atrás

Placas que isentam responsabilidade por furtos podem ser proibidas na Serra

Shopping Mestre Álvaro. Foto: Google Street View Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 313/2025, que proíbe a…

5 horas atrás

A primeira do país: Promotora da Serra defende tese no salão nobre do STF com orientação de Barroso

Atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso com a promotora da Serra, Maria Clara Mendonça Perim. Crédito: divulgação. A…

5 horas atrás