Serra, 16 de agosto de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 7 de agosto de 2018 às 15:14

Secretaria da Mulher faz 734 atendimentos na Serra em seis meses


Segundo a Prefeitura da Serra as vítimas levam de um a cinco anos para pedir ajuda. Foto: Agência Brasil

De um a cinco anos. Esse é o tempo que a maioria das mulheres atendidas pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom) esperou para buscar ajuda. Muito tempo para quem sofre os mais diversos tipos de violência. A psicológica sai na frente e é a mais comum, manifestada principalmente por meio de ameaças de morte. Os dados que revelam tais informações foram levantados entre janeiro e junho deste ano, período em que foram realizados 734 atendimentos gerais a mulheres. As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Serra.

Mesmo diante desse triste cenário tão comum na vida de muitas mulheres e com muita luta pela frente, já há motivos para comemorar. Nesta terça-feira (7) é celebrado o 12º aniversário da Lei Maria da Penha, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência feminina.

A Serra é o único município do Estado que conta com uma Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom). À frente da pasta está Luciana Malini. As mulheres que denunciam casos de violência na delegacia são orientadas a procurar os serviços da Seppom. No local, elas são acolhidas, recebem orientação, atendimento psicossocial e jurídico. A secretaria especializada também faz mediação de conflitos, atendimento em grupos, visitas domiciliares, acompanhamento social, e encaminha ao abrigo as mulheres que estão em situação de risco de morte.

Muitas mulheres que sofrem algum tipo de violência têm medo de denunciar os agressores e não prestam queixa. Os motivos são vários: não têm para onde ir, são dependentes financeiramente do agressor, têm medo da exposição e do julgamento, entre outros fatores. 

A Seppom fica na Segunda Avenida, 723, no Parque Residencial Laranjeiras. O funcionamento é de 08 às 17 horas e de 13 às 17 de segunda a sexta. Telefone: (27)3318-9826.




O que você acha ?

Os novos investimentos ambientais anunciados por Vale e Arcelor vão reduzir o pó preto?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por