Categories: Notícias

Secretário de Educação do ES diz que “voltar às aulas é urgente”, mas professores criticam afirmação

Vitor de Angelo é secretário de Educação do Espírito Santo. Foto: Divulgação

Participando de um evento on-line, que discute a possibilidade de retomada dos estudos presenciais na manhã desta segunda-feira (24), o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou que a volta às aulas, mesmo em meio à pandemia causada pelo coronavírus, é urgente. Segundo ele, afirmação é no sentido de reconhecer que a escola aberta é “fundamental não só para o ensino, mas para a socialização, interação e observação dessas crianças”. A declaração ocorreu no Summit Educação Brasil 2020, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo.

A afirmação do secretário vai no sentido contrário do que pensa a maioria dos professores do Espírito Santo, inclusive na Serra. Tanto que na última semana, os profissionais realizaram uma manifestação na sede da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). A categoria foi ouvida pelo TEMPO NOVO e informou que teme uma grande contaminação entre alunos, professores e outros profissionais dentro do ambiente escolar. Ainda segundo eles, as unidades não estão preparadas para uma pandemia.

Além da afirmação que a volta às aulas é urgente, Vitor Angelo criticou a “inversão de valores” das pessoas que não querem a volta às aulas, por medo de uma segunda onda do novo coronavírus, mas frequentam bares, praias e dizem não temer a pandemia. O secretário ainda destacou que o governo estadual não vai passar por cima das autoridades de saúde para reabrirem as escolas.

“O que parece que está acontecendo é que as pessoas não querem que a escola abra para fazer o que elas estão fazendo, em segurança. Ou seja: ir à praia, bares, shoppings, praças, quadras e etc. É uma inversão completa. Na verdade a nossa sociedade deveria ter feito o caminho inverso: aberto mão de ir a bares, shoppings, quadras e praças, para abrir escola, porque isso é urgente”, disse o secretário.

Durante sua participação no evento, Vitor ainda citou o caso da menina de 10 anos, estuprada pelo tio, em São Mateus, na região Norte do Espírito Santo. Segundo ele, esse tipo de situação, muitas vezes, é observada dentro da escola. “Então, quando a escola fecha, nós isolamos as crianças, adolescentes e jovens, dentro de casa. E, por mais que a gente mobilize todos os esforços para continuar o processo de aprendizagem dessas pessoas, é só isso: um processo de aprendizagem. Mas a observação do seu comportamento, a interação e todas as coisas que a escola traz, isso se perde”, disse.

Movimento contra volta às aulas critica fala de secretário

Professora protesta na sede da Secretaria de Estado da Saúde na última sexta-feira (21). Foto: Divulgação

O movimento Luta Unificada dos Trabalhadores da Educação (Lute-ES) criticou a fala do secretário por meio de uma nota publicada nas redes sociais. “Embora o secretário tenha dito que a Sedu não vai passar por cima da Secretaria de Saúde, vemos com muita preocupação esse tipo de declaração sendo proferido por meio do secretário, que equivaleu o fato de as pessoas irresponsavelmente estarem se aglomerando em bares, restaurantes, condomínios etc., com a urgência em reabrir escolas”, afirmou.

E continuou: “Nós, do Lute-ES, consideramos urgente salvar vidas e reivindicamos políticas efetivas de contenção da circulação do vírus e o retorno escolar presencial somente com vacinas. Não vale a pena brincar com a vida alheia: escola aberta significa mais pessoas circulando, em ônibus, nas ruas, se aglomerando nas escolas, correndo o risco de voltarem contaminadas para as suas comunidades e famílias. Já vimos o aconteceu em outros países e mesmo no Estado do Amazonas, que resolveu pelo retorno presencial e em três dias de testagem tivemos 162 profissionais testando positivo para a doença.”

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Ativistas convocam ato em defesa da fé após conflito entre vereador e servidora umbandista

Antonio CEA: Crédito divulgação Diversas entidades religiosas e organizações de defesa da igualdade racial estão convocando ativistas e simpatizantes para…

17 horas atrás

Comunicado – 13/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 13-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

17 horas atrás

Guarda da Serra recebe 175 pistolas .40 para reforçar a segurança nos bairros

As 75 pistolas de calibre .40 foram doadas pelo Governo do Estado a Guarda Civil Municipal da Serra em 2024…

18 horas atrás

Sucesso de público, Klebson Carrera volta à Serra com stand-up solo nesta sexta

Além dos palcos, Klebson Carrera atua como roteirista e diretor de espetáculos de comédia e já dividiu palco com nomes…

18 horas atrás

Brincadeiras e teatro infantil com Peter Pan gratuitos para crianças na Serra

Neste domingo (18), será apresentado o espetáculo Peter Pan, que narra as aventuras do menino que se recusa a crescer.…

19 horas atrás

Vereador da Serra nega ter ofendido servidora umbandista e dá sua versão dos fatos

Na frente da delegacia, CEA dá sua versão dos fatos. Crédito: divulgação. Após a repercussão de uma denúncia feita por…

19 horas atrás