Por Conceição Nascimento
A retomada do discurso de transferência dos 26 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) do Hospital Dório Silva (HDS) para o Hospital Infantil de Vila Velha, pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, ecoou na Assembleia Legislativa. O deputado Bruno Lamas (PSB) usou a Tribuna da Casa para informar que vai responsabilizar o secretário por possíveis óbitos em recém-nascidos. Em maio, após manifestações de populares contra a transferência, o secretário assinou documento se comprometendo a manter os leitos no HDS.
“Vou responsabilizar o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, por possíveis óbitos de recém-nascidos, caso ele insista na retirada dos leitos de Utin do Dório Silva”, afirmou.
O deputado aponta que esse assunto incomoda a todos os capixabas, principalmente aqueles mais carentes de recursos financeiros. Ele informou, por meio de sua assessoria, que dados apontam que a Serra tem demanda para que a Utin seja mantida aberta. Em 2012 foram quase oito mil partos na cidade.
“Que façam economia com outros serviços, mas não na saúde. Hoje os leitos de UTI Neonatal servem de suporte para o Hospital Jayme dos Santos Neves e será um absurdo fechá-los. Não vamos permitir isso”, enfatizou o deputado.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o tema está em discussão no Conselho Estadual de Saúde para apresentação por parte da equipe técnica da Sesa dos estudos para organização do atendimento em terapia intensiva neonatal na rede de atenção materno infantil.
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…