Categories: Meio Ambiente

Sede da Área de Proteção da Jacuném será inaugurada nesta sexta(24)

Elias Prudêncio, Maria Luiza, Nenem Monteiro, Flávio Siqueira: moradores de Barcelona afirmam que a sede vai valorizar o bairro . Foto: Fabio Barcelos

Por Anderson Soares

A proteção da lagoa Jacuném vai ganhar um reforço nesta sexta(24). É que será inaugurada a Sede da Área de Proteção Ambiental (Apa) Municipal onde está inserida a lagoa.

Localizada em meio a mata Atlântica do cinturão verde de Barcelona, a sede da Apa fica ao lado do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.

A inauguração está prevista para às 10hs. Além de solenidade, onde está prevista a assinatura do decreto que vai instituir o conselho gestor da Apa, haverá exposição de animais silvestres empalhados. Depois disso o espaço ficará aberto aos visitantes.

“Com a sede vamos passar a intensificar a proteção ambiental e a diversidade biológica, tudo isso sendo feito em parceria com a comunidade. Faço um convite para que a população participe”, salientou a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho.

Além da estrutura para gerenciar a Apa, o prédio tem um mini auditório que deverá ser utilizado pelas comunidades da região. E segundo Andreia, um espaço para a Polícia Ambiental, tendo inclusive já sido assinado convênio entre a PM e o município para uso do espaço.

Visitação  

Apesar do potencial turístico, a sede da Apa ainda não deve abrir nos finais de semana. Para o público vai funcionar de segunda à sexta de 09h às 18 h. Visitas em grupo poderão ser agendadas pelo telefone 3291-2402 ou através do email: dauc.semma@serra.es.gov

A obra teve inicio em 2008, mas logo em seguida parou por falta de recursos. Em 2011 foi retomada e a empreiteira Perc assumiu os trabalhos. Inicialmente orçada em pouco mais de R$ 900 mil, a obra acabou tendo o custo final de R$ 2,1 milhões.

Da sede da Apa dá pra ver a agonia da lagoa. Despoluir a Jacuném é desafio para cidade. Foto: Fábio Barcelos

Os recursos são provenientes de compensações ambientais do licenciamento das empresas Vale e ArcelorMittal, através do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

51 segundos atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

22 minutos atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

8 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

14 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

16 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

16 horas atrás