José Salucci
Por pouco um princípio de incêndio na sede projeto João de Barro – Encoentulho em Novo Porto Canoa, não acaba com o espaço destinada à coleta seletiva de entulho e outros resíduos sólidos que não podem ser coletados pelo caminhão de lixo na Serra.
O caso aconteceu por volta das 16h do último sábado e foi praticado por vândalos, que além de atearem fogo no galpão e depredaram a cozinha, escritórios e banheiros.
O presidente da Associação dos Moradores de Novo Porto Canoa, Paulinho Araújo, esteve no local durante o incêndio e disse que o projeto vem sofrendo constantes ataques de vandalismo. “Não foi a primeira vez que arrombaram. Já aconteceu outra vez esse ano e ano passado também. Agora, tiraram todas as trancas das portas. Roubaram os extintores. Infelizmente o local está à mercê de vagabundos”, lamentou.
Paulinho disse que foi um morador vizinho quem ligou para o Corpo de Bombeiros, que conseguiu evitar o pior. Outra moradora do bairro, Luciana Castorino, que faz parte do Movimento Ambiental da Serra, disse que o projeto fica fechado aos sábados e domingos e somente às 18 horas chega o funcionário de vigilância.
“O projeto não dá conta de tantos resíduos que a gente tem na Serra. Então com ele fechado. Com isso os lixões a céu aberto vão acumulando ainda mais resíduos, aumentando a sujeira em terrenos baldios e áreas verdes”, frisa.
Reportagem revela dificuldades do João de Barro
Concebido para ser um espaço de coleta seletiva de entulho gerado em pequenas obras residenciais e outros resíduos sólidos como eletrodomésticos e móveis, o projeto João de Barro – Ecoentulho vem enfrentando desafios para cumprir seu objetivo, conforme reportagem publicada pelo Jornal Tempo Novo no início do mês.
Na ocasião, além de não estar havendo separação nos materiais nas baias dedicadas a isso, a oficina de marcenaria projetada para funcionar no galpão com o objetivo de recuperar móveis descartados, não está funcionando.
E pior: em frente a sede do projeto se formou um lixão, justamente aquilo que o João de Barro deveria combater.
Em nota, a Prefeitura da Serra disse que o Projeto João de Barro funciona regularmente para atender pequenos geradores de entulhos e carroceiros. E que ainda recolhe móveis e eletrodomésticos, inclusive com agendamento para coleta em casa. Para isso há o tel 3341 – 4153. O funcionamento do espaço é segunda à sexta, de 8h às 17h.