Nesta segunda (09), moradores d e Barcelona vão se manifestar contra a onda de violência no bairro. E a Avenida Norte-Sul pode ser fechada. A concentração dos manifestantes será a partir das 5h no cruzamento da Avenida Região Sudeste com a Norte-Sul.
“A ideia é fechar os dois sentidos da pista porque só assim chamamos a atenção do poder público, mas isso será decidido em uma reunião no domingo com os organizadores. Estamos tendo assalto quase seguidamente. Ontem (quinta-5) foram dois assaltos e hoje (sexta-6) há relato de um. Eles estão abordando nas ruas e nos pontos de ônibus a qualquer hora do dia”, diz Luciano Flores, morador do bairro que está na organização do movimento.
Ele acrescenta que não terá confusão. “É um movimento pacífico. Não vai ter queima de pneus, baderna. Estamos fazendo rosas de papel para entregar aos motoristas e explicar a situação, pois há um descaso do poder público”, explica.
Por enquanto estão confirmadas cerca de 50 pessoas, mas ele acredita que mais serão mobilizadas durante o fim de semana.
No final de setembro houve um onda de assaltos intensa que culminou com oito crimes em um só dia (28). De lá para cá a situação não melhorou muito e o registro de assaltos é quase diário nas redes sociais de moradores do bairro.
O policiamento local é feito pela 3ª Companhia do 6º Batalhão. O número para denunciar suspeitos ou crimes é o 190.