Categories: Notícias

Segurança preocupa quem vive, trabalha ou vai à Laranjeiras

Moradores desde a década de 70, João Ridolf e Sônia Maria sugerem mais policiamento e estratégias inteligente contra crimes. Foto: Fábio Barcelos

Por Clarice Poltronieri

De conjunto habitacional ao maior centro comercial da Serra. Se o crescimento trouxe

desenvolvimento, também veio a insegurança. Em 2010, o último Censo registrava 8.216 moradores e 3.019 domicílios, segundo a Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae). Mas diariamente circulam mais de 50 mil pessoas na Avenida Central, segundo estimativa da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) da Serra.

A inauguração do Terminal Laranjeiras, em setembro de 1990, foi definitiva para consolidar o bairro como maior polo comercial do município. Por outro lado, contam os moradores, aumentaram os problemas com a segurança. Furtos, assaltos à mão armada e arrombamentos estão entre os maiores desafios da segurança pública.

Moradora desde 1977, Sônia Maria de Almeida Santos, já foi vítima. “Meu filho ia guardar o carro na garagem, chegou um cara armado e levou embora. Nunca recuperamos. Tem vários assaltos na minha rua, a polícia só fica na Avenida Central. Depois do Terminal e do aumento do comércio, o bairro deixou de ser residencial e a insegurança aumentou”, conta.

João Ridolf, morador desde 1978, dá sugestões. “A polícia deveria fazer ronda de bicicleta para circular melhor e ter homens à paisana. É preciso melhor estratégia para combater a violência no bairro,” frisa.

A presidente da Associação de Moradores de Laranjeiras (AMPRL), Débora Alves, aponta os locais mais tensos no bairro. “Os pontos críticos são atrás do ExtraBom, indo para Chácara Parreiral; na rua Tiradentes, que tem um beco de fuga; e na Rua Miguel Ângelo. Na 1ª quinzena de agosto haverá uma reunião com o comando da Polícia Militar para discutir o assunto e toda a comunidade está convidada”, lembra.

Ela aponta que após a patrulha comunitária, os assaltos às lojas diminuíram, mas aumentaram os assaltos à mão armada a pedestres e os furtos de veículos nos arredores da Avenida Central.

Videomonitoramento e Guarda Municipal para inibir crimes

O secretário de Defesa Social da Serra, coronel Nylton Rodrigues, disse que o principal projeto da Prefeitura para melhorar a segurança é a Guarda Municipal da Serra, cuja criação foi aprovada na última quarta (29) pela Câmara de Vereadores. A ideia é que a Guarda apoie o trabalho da 3ª Cia do 6° Batalhão da Polícia Militar, que atende o bairro.

“Em 40 anos a Serra saiu de 20 mil para 500 mil habitantes, então um batalhão de polícia é pouco. A Guarda Municipal prevê 170 agentes nas ruas da cidade, principalmente nos polos comerciais como Laranjeiras”, pontua.

Ele acrescenta que, no momento, o reforço na segurança do bairro é feito pelo sistema de videomonitoramento. Já a assessoria da Polícia Militar informou que a Patrulha da Comunidade e uma base móvel da PM atendem o bairro e que há uma reunião mensal da 3ª Cia do 6º Batalhão com a população para discutir e propor ações de segurança. A 3ª Cia atende pelo 3341-7644. Denúncias podem ser feitas pelo 181 ou pelo 190.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás