Categories: Mestre Álvaro

Seis pré-candidatos à Prefeitura

Tudo caminha para que a Serra tenha seis candidatos a prefeito, podendo até aumentar esse número, caso alguns partidos menores venham de fato a apresentar nomes.  Porém, no momento, há seis pré-candidatos na disputa majoritária, a julgar pela movimentação de lideranças e partidos.

O Rede aposta na candidatura de Audifax Barcelos à reeleição; o PSB vem cada dia mais se descolando do prefeito e apostando as fichas no deputado estadual Bruno Lamas; o PT deve tentar resgatar sua auto estima com a candidatura do deputado federal Givaldo Vieira; o PRTB limpou a área para garantir a legenda para o presidente do Sindicato dos Servidores, Osvaldino Luiz Marinho; O PDT mais uma vez tem no deputado federal Sérgio Vidigal a esperança de voltar ao comando do executivo e o PSDB aposta no ex-deputado estadual, Vandinho Leite.

Dos seis, quatro nomes só dependem de si para confirmarem suas candidaturas, que são Audifax, Vandinho e Osvaldino e Givaldo Vieira. Bruno Lamas ainda está envolto a uma série de situações que o fazem ter cautela em tratar do assunto. Já Vidigal não confirma e não desmente que vem. Só garante mesmo que o PDT vai ter candidato na Serra.

O próximo desfecho político é o fim das filiações partidárias para quem deseja disputar um cargo eletivo este ano, que é dia 2 de abril, quando também deverão desincompatibilizar dos cargos, secretários e ordenadores de despesas, que poderão estar disputando cargos de prefeito, vice e vereador.

Enquanto isso, Audifax e Vidigal disputam pau-a-pau quem terá mais partidos. Algumas siglas já podem ser contabilizadas para cada lado. Vidigal e o PDT têm o PTB, DEM, PSC e o PEN já certos. Audifax e o Rede contam com o PP, PV, PTC, PTN, PPS, PMDB. Muitas siglas só definirão o rumo no decorrer do tempo e de acordo com os fatos que irão ocorrendo.

Muita briga, pouca proposta

Alguns fatores externos podem interferir na eleição da Serra. Um desses fatores é o posicionamento do governador Paulo Hartung (PMDB). O que ele vai fazer? Quem ele vai apoiar? Quem ele não quer que ganhe? São perguntas difíceis de responder.

Outro é o ex-governador Renato Casagrande (PSB), que tem um eleitorado muito grande na Serra e é um potencial cabo eleitoral, que também pode influenciar e no resultado da eleição.

O posicionamento do deputado federal Sérgio Vidigal na Câmara Federal também pode ser um fator a influenciar o resultado da eleição. Se ele acompanhar a decisão do seu partido, o PDT, e votar contra a cassação de Dilma e se manter firme apoiando o governo e o PT, pode perder precioso votos e ser derrotado. Caso se oponha à decisão do PDT nacional e vote a favor da cassação e abra mão dos cargos indicados no governo federal, aí sim, Vidigal marca ponto com o eleitorado.

A persistirem todas essas candidaturas, principalmente as de Vidigal e Audifax, a eleição na Serra tem tudo para se tornar uma grande ‘batalha’. Sangrenta, denuncista, odiosa, rancorosa.

Mas ao menos uma constatação unanime pode ser feita neste momento. A seis meses da eleição, nenhum candidato deu demonstração de suas propostas de governo. A preocupação aparente é a de conquistar o poder, ter o poder, exercer o poder; não se viu ninguém até o momento discutir propostas sobre o que fazer para termos uma cidade melhor, menos violenta, com mais qualidade de vida e com mais oportunidades para os seus munícipes.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

2° edição do Planalto Folia acontece neste fim de semana

A concentração está marcada para as 15h, na Praça do Trabalhador, no Bloco A/ Foto: Reprodução Redes Sociais Neste sábado…

8 horas atrás

Serra fecha o verão sem mortes por afogamento

Ao todo, são nove postos de salva-vidas nas praias da Serra. Foto: Fernando Rubim A Serra fechou o verão com…

12 horas atrás

Serra conta com agendamento on-line de quadras do Parque da Cidade e outros serviços

O parque conta com três quadras e um campo society/ Foto: Divulgação O agendamento para o uso das quadras do…

12 horas atrás

Imposto de Renda 2025: erros comuns e novas regras que podem gerar multas

Deve declarar o Imposto de Renda quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 ao longo de 2024. Crédito: Freepik…

12 horas atrás

Valorizando os trabalhadores: Sindfer ES/MG realiza sorteio de prêmios em homenagem ao Dia do Ferroviário

O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer ES/MG) vai realizar mais um grande sorteio para os…

13 horas atrás

Cinco lojas são flagradas com gato de energia na Serra e dono pode pegar 4 anos de prisão

O gato de energia abastecia cinco lojas no bairro da Serra e o proprietário do imóvel será responsabilizado e pode…

1 dia atrás