Até o dia 29 de agosto estará em cartaz na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Correa Loyola, em Valparaíso, a exposição “Serra Selfies”, feita por alunos da escola estadual Iracema Conceição Silva, de Chácara Parreiral.
A produção das fotografias faz parte do projeto “A Serra que mora em mim”, no qual os alunos do novo ano tiveram a oportunidade de conhecer os pontos turísticos da cidade, explorando as belezas naturais e urbanas, além da culinária capixaba.
Segundo a pedagoga da escola, Tatiane Borges Miranda o projeto é sobre valores e identidade do município. “A exposição fotográfica se divide em duas frentes: o registro dos espaços da Serra sob o olhar atento do estudante e a inserção do próprio aluno como parte da Serra com o Serra Selfies”, conta.
A pedagoga destaque que muitos alunos são de fora do Estado, como Bahia. “Fizemos uma rodada primeiro com os professores que tiveram uma aula de história da Serra com a Secretaria de Cultura. Depois levamos os alunos a Casa do Congo, Igreja Nossa Senhora Conceição, Museu Histórico, estátua Chico Prego e o Queimado. Nosso foco ficou na Serra-Sede, para que eles conhecessem e valorizassem a Sede. A maioria não conhecia”.
Tatiane conta que foram mais de 100 fotos feitas pelos alunos. “Mas expostas mesmo estão cerca de 70. Escolhemos as melhores para a exposição”.
Uma das selfies foi feita durante uma visita às ruínas da igreja de São José do Queimado, palco da maior revolta de escravos do Espírito Santo, ocorrida em março de 1849. Também tem foto em frente a estátua de Chico Prego, herói da Insurreição do Queimado. “As ruínas do Queimado sendo restaurada foi o que mais chamou a atenção dos meninos, pois mostramos fotos de como ela era antes. O interior da igreja da Serra-sede também mexeu com eles. Esses dois pontos foram os que mais chamaram a atenção dos estudantes que ficaram impressionados ao conhecer os locais”.
Tatiane destaca que a escola também promoveu um dia da moqueca capixaba. “Nosso objetivo foi mostrar a verdadeira moqueca e ensinar tanto para os alunos, quanto para os pais, nossos valores. Também estamos fazendo varais e árvores em corredores e salas de aula contando nossa história”.
O projeto foi realizado com apoio dos professores Elizabete (língua portuguesa), Dianni (Artes) e Danndara (língua portuguesa).
A exposição permanece aberta ao público até o dia 29 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 16h, com entrada gratuita. Em outubro a mostra irá para o Shopping MontSerrat, em Laranjeiras. Anteriormente já ficou por 30 dias no Museu Histórico da Serra.
Serviço
Quando: até 29 de agosto de 2019, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Onde: Biblioteca e Centro Cultural Carlos Correa Loyola – Av. Guarapari, s/nº, Valparaíso
Entrada: gratuita
A praia escolhida para o lançamento da Campanha Praia Limpa foi o Barrote, em Jacaraípe/ Foto: Reprodução/ SEMMA O verão…
A décima edição do Natal Solidário acontece neste sábado (21)/ Divulgação Em contagem regressiva, o Natal chega mais cedo para…
A Câmara da Serra realizou a última sessão ordinária do ano legislativo nesta quarta-feira (18). Os mandatos dos atuais vereadores…
Daniele, Murilinho e Thiago na maternidade no momento do nascimento da criança. Crédito: Acervo familiar Um verdadeiro milagre iluminou o…
Com a nova lei, as distribuidoras de bebidas só podem funcionar até as 23h na Serra. Crédito: Divulgação A Prefeitura…