Uma escola novinha em folha. Mas logo no primeiro dia de aula, nesta segunda – feira (15) simplesmente não tinha cadeira para os alunos. É o que aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Abrahão Gomes de Araújo em Barcelona.
A denúncia é do internauta e morador da região Maikon Melo, cujo filho estuda na instituição. Ele gravou um vídeo (veja ao final da matéria) que mostra as crianças sentadas no chão durante a aula.
“Todas as salas do segundo andar da escola estavam sem cadeiras, apenas algumas poucas mesas em algumas salas. A desculpa que me foi apresentada é que as cadeiras não estavam no lugar porque por que na sexta-feira (12/02) o motorista que fazia o transporte das cadeiras foi embora e não terminou de fazer a entrega”, escreveu Maikon no Facebook.
Ele está indignado e, na mesma postagem, disse que sentia completamente humilhado pelo poder público. Maikon acrescentou que as cadeiras só foram entregues ao longo do dia e reclamou da falta de organização do município, já que, segundo ele, o equipamento estava disponível no almoxarifado da Prefeitura.
Maikon disse ainda que, embora inaugurada, a escola não está totalmente pronta. Falta, pelo menos, a conclusão da quadra de esportes.
A secretaria de Educação da Serra, Márcia Lamas, disse que o problema já foi sanado e atingiu as turmas de 1º ano do turno matutino. “O caminhão que estava fazendo a entrega das cadeiras na última sexta (12) teve que parar por causa da chuva. O serviço foi retomado às 07h da segunda (15) e foi necessário desembalar e limpar as cadeiras. O diretor decidiu manter as aulas e os professores fizeram atividades alternativas, pois o 1º dia de aula é para os alunos se conhecerem e confraternizar. A situação foi normalizada no vespertino, ainda na 2ª feira”, afirma.
Quanto a conclusão da quadra, Márcia disse que a previsão de entrega é junho de 2017. “Esse prazo é porque o calendário de obras priorizou a construção de oito centros de educação infantil e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Central Carapina e Aldary Nunes”, explica.