Os moradores de diversas comunidades da Serra continuam tendo problemas com o serviço de limpeza, que é prestado pela Corpus. A empresa e a Prefeitura da Serra afirmam que o recolhimento de lixo já foi normalizado, mas segundo moradores, o problema continua. Em alguns bairros, os resíduos não são recolhidos desde o último dia 7, ou seja, há quase uma semana.
É o caso do bairro José de Anchieta. A moradora Candida Reis da Silva reclama: “Na minha rua o caminhão do lixo passou no último sábado (7). Até quando iremos ter que aguentar esse monte de lixo na nossa porta? Eles falam que estão recolhendo, mas isso é mentira. Precisamos de uma solução urgente.”
Situação parecida também acontece em José de Anchieta II, que fica ao lado do I. A moradora Margarida Teixeira está pedindo socorro. “Cadê o caminhão de lixo? Nós estamos há uma semana com os lixos acumulados e ninguém faz nada para resolver. Esse serviço de limpeza pública está dando problema desde o início, mas desta vez ficou ainda pior”, desabafa a popular.
Em Parque Residencial Laranjeiras, as ruas continuam cheias de lixo. Luis Felipe é morador da comunidade e entrou em contato com o TEMPO NOVO reclamando da situação. “O caminhão de lixo não passou na área de Parque Residencial Laranjeiras e adjacências na terça e nem na quinta. As ruas estão lotadas de sacolas”, denuncia.
Na quarta-feira (11), a Prefeitura da Serra tinha dito, por meio da Secretaria de Serviços, que o recolhimento tinha sido normalizado, inclusive, enviou fotos e vídeos dos funcionários recolhendo lixo em alguns bairros. O Município ainda afirmou que multou e notificou a Corpus, mas a empresa diz que não recebeu nenhuma multa.
No final da tarde desta sexta-feira (13), a empresa disse, por comunicado, que a coleta de lixo interrompida na 2ª feira (09) foi retomada na tarde da quarta feira (11). Confira a íntegra do comunicado.
“A Corpus informa que a coleta de lixo foi retomada na tarde de quarta-feira e, desde quinta, está sendo feito um esquema especial. Na manhã desta sexta-feira, 27 caminhões foram empregados na coleta, o que também será feito neste sábado, conforme acordado com a Prefeitura da Serra. A Corpus destaca que está trabalhando para minimizar os impactos causados pelas manifestações dos últimos dias.”
A reportagem está em contato com a Prefeitura para uma atualização da nota e em breve essa matéria será atualizada com a posição do Município.
Caminhão da empresa atropelou duas crianças
Tudo começou quando um caminhão da Corpus, empresa que é responsável pela coleta e destinação de lixo na Serra, atropelou duas crianças em Ourimar, região de Manguinhos. De acordo com a Guarda de Trânsito, o veículo estaria em alta velocidade.
O duplo atropelamento aconteceu na última segunda-feira (9) e gerou quatro manifestações na ES-010. Além disso, com medo de represálias, os funcionários da Corpus cruzaram os braços, pararam de coletar e as ruas da cidade ficaram lotadas de lixo. Logo começaram a surgir as reclamações de moradores. Os bairros mais afetados foram os da região de Jacaraípe, grande Laranjeiras, José de Anchieta, Jardim Tropical, Alterosas, Bicanga e Maria Níobe.
A situação ficou ainda mais complicada na quarta-feira (12), quando o lixo que estava espalhado pelas ruas começou a feder e a incomodar a população. Foi nesse momento que a Secretaria de Serviços da Serra teve que ir à sede da Corpus para negociar com os funcionários da empresa para voltarem ao trabalho.