Especial: pandemia de coronavírus

Sem previsão para retorno presencial, Serra oferece aulas on-line para alunos da cidade

Cidades ainda não podem retornar aulas de ensino fundamental e médio. Foto: Divulgação | Prefeitura da Serra

Apesar de ter apresentado uma pequena melhora em relação ao agravamento da pandemia causada pelo coronavírus, a Serra ainda está classificada como risco alto para transmissão da Covid-19. Desta forma, as aulas presenciais seguem suspensas e, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), não há previsão para que os alunos voltem às escolas municipais. Neste ano, as unidades escolares chegaram a reabrir – após decisão da Prefeitura da Serra, mas foram suspensas pouco tempo depois.

No último final de semana, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que a quarentena imposta no Espírito Santo há algumas semanas tinha surgido efeito positivo no controle do coronavírus e, por isso, todas as cidades da Grande Vitória, incluindo a Serra caíram de risco extremo para risco alto de transmissão do coronavírus. Nesse patamar, as cidades ainda não podem retomar aulas de ensino fundamental e médio.

Em retorno enviado ao TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra disse que ainda não há programação de aulas presenciais. De acordo com o Município, nenhuma decisão foi tomada sem respeitar as determinações do Governo Estadual, baseadas no Mapa de Risco da Covid-19.

“A Secretaria de Educação da Serra informa que, respeitando as determinações do governo estadual, baseadas no Mapa de Risco da Covid-19, ainda não há programação de aulas presenciais”, diz o texto da nota.

Ainda segundo a Sedu, crianças e alunos matriculados na rede de ensino da Serra estão estudando de forma remota, com aulas ao vivo e atividades enviadas via grupos no WhatsApp, e-mails, Google Sala de Aula e plataforma educacao.serra.es.gov.br. Além disso, as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) podem ser retiradas na própria unidade de ensino.

Estado diz que aulas podem ser retomadas em maio

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (26), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, afirmou que as aulas presenciais devem ser retomadas em boa parte do Espírito Santo a partir do mês de maio.

“É possível que, ao longo do mês de maio, o Espírito Santo alcance uma taxa de ocupação de UTI inferior a 80%. Com isso, o nosso Estado deverá apresentar majoritariamente uma maior quantidade de municípios classificados no risco moderado e baixo. Desta maneira, ao longo do mês de maio, de acordo com as regras já divulgadas e estabelecidas na matriz de risco, as atividades educacionais deverão retornar na ampla maioria dos municípios capixabas.”

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

3 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

6 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

7 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

10 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

10 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

11 horas atrás