A tarifa dos ônibus do Transcol ficou mais cara desde domingo (10), quando foi implantado o novo valor, que sofreu reajuste de 2,56%, passando assim de R$ 3,90 para R$ 4,00. De acordo com o Governo do Estado, o realinhamento de preços é necessário para cumprir o contrato de concessão do sistema, assinado em 2014, que prevê reajustes anuais no mês de janeiro. Por determinação do governador Renato Casagrande, o índice de reajuste aplicado ficou abaixo da inflação acumulada, que fechou o ano em 4,31% (IPCA).
A tarifa com desconto no domingo passou de R$ 3,40 para R$ 3,50 e o Bike GV passou de R$ 1,95 para R$ 2,00. O índice foi apresentado na reunião do GTRAN, conselho que delibera sobre tarifa, na manhã da última quinta-feira (07), no auditório do DER. O conselho tem representantes do Governo, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
De acordo com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), se comparada às tarifas cobradas nos Estados da Região Sudeste, a passagem do Transcol continua sendo a mais barata. Rio de Janeiro (R$ 4,05), São Paulo (R$ 5,10) e Belo Horizonte (R$ 5.60), ainda vão reajustar seus valores.
Ainda segundo a Ceturb, atualmente, o Sistema Transcol opera com 1,4 mil veículos na frota, aproximadamente 11,5 mil viagens diárias e 420 mil passageiros, por dia. Com tarifa única para todo o sistema, é possível ir de Setiba, em Guarapari, até Praia Grande, no município de Fundão, percorrendo cerca de 100 quilômetros.
Dando continuidade à modernização e às melhorias do sistema de transporte coletivo da Grande Vitória, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) anuncia que serão adquiridos para o primeiro semestre de 2021 mais 200 veículos 0km que passarão a integrar a frota do Sistema Transcol. Os novos veículos, todos com ar-condicionado, fazem parte do processo de renovação de frota, iniciado em 2019, mas que precisou ser interrompido em 2020, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Ao todo, o sistema deve receber em torno de 600 novos veículos com ar-condicionado que irão operar nas linhas troncais até o final de 2022. Atualmente, são 126 que operam com sistema de refrigeração, adquiridos em 2019, já equipados com wi-fi.
No contrato está definido que os reajustes da tarifa são anuais e obedecem a uma fórmula de cálculo que leva em consideração custos como mão de obra, combustível e veículos. Desde o último reajuste, em janeiro de 2020, a ariação foi de 2,46% para salários; – 6.5% para o diesel; 6,18% para veículos; e 24,27% do IGP-DI.
A fórmula é constituída de um conjunto de índices de variações de preços dos principais insumos utilizados na produção e prestação dos serviços do Transcol, distribuídos da seguinte forma:
– 20% da variação do preço do litro de óleo diesel;
– 16% da variação dos veículos;
– 54% da variação dos salários de motoristas e cobradores;
– 10% da variação do IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) calculado e publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A soma das variações desse conjunto de índices de preços, ponderado pelo peso de cada tipo de insumo, resulta no índice de variação do valor da tarifa aue é parcialmente paga pelos usuários e parcialmente paga por meio de subsídios do Governo do Estado.
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