Mais uma semana começou e a cena continua a mesma: o comércio considerado não essencial continua fechado na Serra e em outras cidades capixabas. A decisão de manter os estabelecimentos de portas fechadas foi tomada pelo governador Renato Casagrande, devido o crescimento no número de casos confirmados e mortes causadas pelo coronavírus, e é válida até o próximo domingo (12).
Mesmo com a proibição, Casagrande anunciou durante uma coletiva de imprensa, realizada no último sábado (2), que apesar de não poderem abrir as portas, os comerciantes de serviços não essenciais podem atender clientes. A determinação é a seguinte: uma pessoa, usando máscara, pode entrar por vez no estabelecimento.
Os serviços considerados essenciais (padarias, supermercados, farmácias, serviços de alimentação e cuidados com animais, lojas de conveniência, postos de combustíveis e feiras livres) continuam funcionando normalmente. Somente no caso de supermercados, que há limitação na entrada de clientes para evitar aglomerações.
No caso de restaurantes e lanchonetes, os estabelecimentos podem ficar abertos até às 16 horas. Após esse período, somente serviços internos e delivery. Os clientes também podem passar na entrada da loja e pegar o produto comprado. Boates, centros de eventos, shoppings, bares e academias devem continuar fechadas por tempo indeterminado.
Já os bancos, seguem de portas fechadas, atendendo somente quem precisa sacar benefícios. Apesar disso, os caixas eletrônicos funcionam normalmente, mas os clientes precisam ficar atentos ao funcionando de suas agências, já que algumas estão completamente fechadas e outras tiveram mudanças nos horários.
Os serviços de mecânica, salões de beleza, hotéis, pousadas, clínicas médicas, Correios, administrativo e cartórios seguem liberados para funcionamento no ES.
Casos de coronavírus na Serra e no ES
Dos 3.208 casos confirmados de coronavírus em todo o Espírito Santo, 659 são de moradores da Serra. De acordo com a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite do último domingo (3), o município também já registrou 42 mortes e é o com mais óbitos no estado. Das confirmações, 286 pessoas já foram curadas.
Segundo as informações obtidas no Painel Covid-19, que é uma plataforma do Estado onde os dados são contabilizados, o Espírito Santo tem 3.208 casos confirmados, 115 mortes e 998 curados. Vale lembrar que o Estado já registra casos de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não há como identificar a origem da contaminação.
Também houve um aumento no número de mortes de moradores da Serra por coronavírus. Dentre os óbitos, dois são de homens, que tinham 74 anos. Já as outras duas mortes são de mulheres: uma de 91 anos e a outra de 80 anos. O Estado não divulgou se os pacientes possuíam comorbidades, informações sobre o bairro onde moravam e nem em qual hospital estavam internados.
Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Estado, o bairro da Serra com maior número de moradores contaminados continua sendo Colina de Laranjeiras, com 54 casos.