A Serra possui mais de 20 km de valas, que estão distribuídas em 31 bairros. E o município está realizando ações para o tratamento dos valões e galerias existentes. Os serviços estão sendo feitos semanalmente.
O tratamento consiste na colocação de inseticida biológico para o combate da larva do mosquito Culex, mais conhecido como pernilongo. Os serviços de tratamento visam o combate da larva antes do pernilongo nascer.
A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) trabalha em parceria com a Secretaria de Serviços (Sese). A Sese realiza a retirada de lixo dos locais e a VAS faz o tratamento da água.
Já receberam a visita dos agentes os bairros Solar de Anchieta, José de Anchieta II, Jardim Tropical, Central Carapina, Parque Residencial Laranjeiras, Novo Horizonte, Jardim Limoeiro, Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Portal de Jacaraípe, Logoa de Jacaraípe e Castelândia.
Confira o cronograma de atuação do VAS para os próximos dias:
Segunda-feira – Divinópolis, Jardim Bela Vista, Cascata, São Judas Tadeu, Santo Antônio, Vista da Serra I e II, Planalto Serrano, Pitanga, Barro Branco, Nova Carapina II e Taquara II.
Terça-feira – Jardim Carapina e Hélio Ferraz.
Quarta-feira – Solar de Anchieta, José de Anchieta II, Jardim Tropical, Central Carapina, Parque Residencial Laranjeiras, Novo Horizonte e Jardim Limoeiro.
Quinta-feira – Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Portal de Jacaraípe, Logoa de Jacaraípe e Castelândia.
Sexta-feira – Bairro das Laranjeiras, Boa Vista II, Capuba, São Patrício e Serramar.