A Operação Semana Santa começou na última quinta-feira (13) e se encerrou na noite de domingo (16). Nesses quatro dias de operação, a Polícia Rodoviária Federa do ES registrou diminuição da violência nas estradas com uma queda de 60% no número de mortos.
Ao todo foram contabilizados 36 acidentes, sendo 8% a menos de diferença do ano de 2016 e 01 acidente com mortos, na noite do último domingo (16), que resultou em 02 óbitos. Totalizando 60% a menos no número de mortos quando comparado ao feriado do ano anterior.
Conforme resultado preliminar, 3.175 veículos e 3.133 pessoas foram fiscalizadas nas rodovias que cortam o estado do Espírito Santo. 1.138 condutores realizaram o teste de alcoolemia, sendo 19 pessoas autuadas pela infração de dirigir sob a influência de álcool e 02 pelo crime de embriagues ao volante. Constatou-se que 14 destas autuações, foram realizadas pela recusa em realizar o teste, hoje constituída como infração.
Mesmo com as orientações e avisos sobre uso dos radares móveis, 833 pessoas foram flagradas cometendo excesso de velocidade, 322 presenciadas cometendo ultrapassagens proibidas, 73 condutores e 48 passageiros sem cinto de segurança, e quase 2 mil pessoas autuadas por cometer infrações diversas no trânsito.
A PRF ainda atuou contra a criminalidade, detendo 20 pessoas, retirando de circulação diversos entorpecentes, 15 munições e recuperando 6 veículos com restrição ou adulteração.