A Semana Santa promete movimentar o turismo no Espírito Santo, com reservas em ritmo acelerado em diversas regiões do estado. Em cidades como Guarapari, a ocupação hoteleira já ultrapassa os 70%, indicando um feriado prolongado com grande fluxo de visitantes, inclusive superior ao registrado no Carnaval.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), Fernando Otávio Campos, a expectativa é de que o movimento nos hotéis durante a Semana Santa seja entre 10% a 20% maior que no mesmo período do ano passado. A estimativa é ainda mais positiva em cidades da Grande Vitória, como Vitória, Vila Velha e Serra, onde o turismo vem ganhando força mesmo fora da alta temporada.
Campos considera o cenário um excelente sinal para o turismo capixaba. Segundo ele, o aumento da procura reflete o empenho dos profissionais do setor. “Esse resultado é fruto de um trabalho de qualidade feito pelos profissionais e empresários da hotelaria capixaba. Isso tem nos colocado como o Estado mais acolhedor da região Sudeste”, afirmou.
Apesar da alta demanda, o presidente da ABIH-ES ressalta a importância de um olhar mais estratégico para a divulgação do Espírito Santo em âmbito nacional. “Ainda precisamos avaliar se esse desempenho representa um destaque real ou se estamos apenas acompanhando o fluxo natural do turismo no Brasil. Continuamos carentes de investimentos fortes em divulgação nacional do nosso estado”, pontuou.
Ele afirma, ainda, que, mantido o atual ritmo de reservas, é possível alcançar a ocupação total na maioria dos destinos turísticos do estado. “Temos uma expectativa real de chegar a 100% de ocupação na rede hoteleira em quase todo o Espírito Santo”, disse.
Empresários do setor também destacam que o interesse por hospedagens cresceu consideravelmente nas últimas semanas. “Tínhamos um grupo reservado que cancelou, mas em pouco tempo a vaga foi preenchida novamente. A procura está muito forte, até maior que no Carnaval”, afirmou Eliane Simoura, gerente da pousada Duas Praias, localizada na Praia do Morro.
O feriado da Semana Santa, celebrado entre os dias 16 e 18 de abril, é tradicionalmente um dos períodos de maior movimentação no setor turístico. Ainda com a aproximação do feriado de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril, o crescimento parece se consolidar ainda mais do que em 2024. Desta forma, o Espírito Santo se firma como um destino cada vez mais atrativo para turistas do Sudeste e de outras partes do país.