Categories: Sem categoria

Semideuses de toga

Vai longe a conivência entre os poderes a fim de aferir suas vantagens corporativas.  O caso recente em que o Conselho Nacional de Justiça (crendo situar-se no olimpo), aprova e propõe o pagamento do vergonhoso auxílio moradia para juízes nas estâncias estaduais, federal, do trabalho e militar, mesmo residindo em moradas próprias; e estendido esse “direito” (pasmem) aos membros do ministério público (promotores e procuradores da justiça) e (pasmem mais ainda) aos excelentíssimos senhores conselheiros dos tribunais de contas.

A formação dessa verdadeira casta social não é de agora. São privilégios que percorreram a história da sociedade e permanecem ancorados nos modelos mentais que desafiam o processo civilizatório.O direito, quer dizer, o reconhecimento do direito enquanto mecanismo de justiça, seja para o indivíduo, à coletividade ou fazer jus ao direito difuso, é de quando os homens, já sapiens, resolveram abandonar as cavernas e interagir sobre quem pode o quê, nas relações que se iniciaram.

Coube a algum inteligente, mais interativo e persuasivo, indicar soluções, e, em razão disso, ser o mais respeitado e acreditado dentro do grupo. Pronto, nasceu o tal do juiz.Na mitologia grega esse papel foi exercido pelos representantes dos deuses. E foi assim que as democracias se estabeleceram desde a Grécia Aristotélica a Roma com seus senadores; com Pilatos que imortalizou o gesto do direito a escolha para em seguida lavar as mãos.

Mas foram as sociedades que viveram ao julgo do monarca que mais marcaram a figura e o estereótipo dos julgadores. Eles, os juízes, se posicionam nessa linha direta, vertical, vinda de cima e uníssona. Portanto, absoluta e longe de ser questionada.E por falar em direito, esse (famigerado) auxilio a moradia, alheio ao que pensa a sociedade, aparece assim, de pleno direito aos semideuses, mesmo que aos demais milhares de pobres mortais, esse mesmo direito, seja negado.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…

13 horas atrás

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…

14 horas atrás

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…

15 horas atrás

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…

15 horas atrás

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…

16 horas atrás

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…

16 horas atrás