As quedas respondem por 40% de todas as mortes de idosos relacionadas a ferimentos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso acontece porque, durante o processo de envelhecimento, ocorrem alterações no corpo, que reduzem a capacidade de adaptação das pessoas às atividades funcionais, afetando principalmente o equilíbrio, o que ocasiona maior risco de ocorrência de acidentes.
Para debater este problema e ajudar as pessoas a prevenirem os acidentes, a Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano realiza na próxima quarta-feira – dia 13 – uma programação sobre a prevenção de acidentes com idosos, aberta ao público e com entrada franca. O evento compõe o seminário “As quatro estações da saúde da pessoa idosa”, cuja primeira etapa foi realizada em março.
A necessidade de se abordar a qualidade de vida do idoso se consolida ano a ano. A OMS estima que o número de pessoas com 60 anos ou mais no mundo alcançará 21,5% até 2050. No Brasil, o ritmo deve ser ainda mais acelerado. Nos próximos 35 anos, os idosos devem representar 30% da população (cerca de 64 milhões de pessoas).
É fundamental saber que o envelhecimento pode ser vivenciado de forma saudável e produtiva. Para isso, é importante adotar bons hábitos de saúde ao longo da vida. Segundo a coordenadora da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano, a médica Lívia Terezinha Devens, muitas doenças que o idoso desenvolve com o passar do tempo poderiam ser evitadas ou atenuadas se a pessoa recebesse a orientação de um profissional desde cedo.
A programação começa às 10 horas e segue até o meio dia, no Espaço Metropolitano de Eventos, localizado na Torre do Hospital Metropolitano.
Serviço
Seminário da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano
Data: 13/07/2016 – das 10h às 12h
Local: Espaço Metropolitano de Eventos – Localizado na Torre do Hospital Metropolitano, em Laranjeiras, na Serra.
Entrada franca (Não há inscrição)
Para mais informações: (27) 2104-7266
Segurança e saúde – Quedas
10h00 – 10h15 Café saúde
10h15 – 10h45 Quedas
10h45 – 11h15 Relação entre Maus tratos e as quedas
11h15 – 11h45 Exercícios para prevenção de quedas
11h45 – 12h00 Encerramento