O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuva forte que pode atingir a Serra e as outras 75 cidades do Espírito Santo a partir da noite desta terça-feira (17). O aviso especial que afirma que existe um ‘perigo potencial’ para alagamentos, deslizamentos de encostas e até transbordamentos de rios é válido até as 10 horas desta quarta-feira (18).
O Inmet ainda afirma que há risco de chover de 30 a 30 mm por hora ou 50 mm por dia. Para aqueles que moram em área de risco, o instituto pede que as pessoas protejam seus pertences da água envoltos em sacos plásticos e em qualquer risco de perigo. Também afirma que a orientação é que os moradores acionem o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil de sua cidade.
Além disso, a instrução é que os moradores evitem enfrentar o mau tempo, observem alterações nas encostas e que, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante a tempestade.
Vale destacar que havia um alerta parecido, mas com validade para a noite e madrugada da segunda-feira (16). No entanto, na Serra, não houve chuva forte.
Serra tem seis pontos críticos para deslizamentos
Vale destacar que na Serra existem seis pontos críticos de deslizamentos distribuídos nos bairros Diamantina, Jardim Carapina, José de Anchieta II, Serra Dourada II, Vista da Serra I e encosta Reis Magos, em Nova Almeida. Algumas dessas comunidades também sofrem risco de alagamentos, como José de Anchieta II.
Na Serra, a Defesa Civil atende pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.