O ministro da Justiça Sérgio Moro, estará em solo capixaba na próxima terça-feira (29). O objetivo é acompanhar o trabalho feito pela Força Nacional na cidade de Cariacica, que foi um dos municípios escolhidos para sediar o piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (PNECV), que visa atuação conjunta entre polícias.
A vinda do ministro ao ES deve começar pela manhã e durar o dia inteiro. Há previsão de uma reunião com o prefeito de Cariacica, Juninho, e o Governador Renato Casagrande que deve apresentar o Programa Estado Presente, que é o principal projeto vendido por Casagrande como modelo de combate a criminalidade.
Moro vistoriará o serviço prestado pelos agentes federais e deverá ser feita uma reunião além de visita in loco nos bairros de Cariacica onde estão sendo realizadas as ações da Força Nacional.
Desde setembro, os agentes da Força Nacional auxiliam a Polícia Militar no combate a violência em Cariacica. Este ano o município é o local onde mais se mata no ES, liderando o ranking do qual, historicamente, a Serra esteve à frente durante décadas.
Números da violência
De 1º de janeiro até o último dia 31 de agosto, 96 pessoas foram assassinadas na Serra. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e mostram que, em comparação ao mesmo período do ano passado, o município teve uma queda de 28% nos registros de homicídios dolosos nos oito primeiros meses de 2019.
No ano passado, neste mesmo período, eram 134 pessoas assassinadas na Serra. De acordo com o delegado de Homicídios, Rodrigo Sandi Mori, prisão de homicidas e apreensão de armas estão entre as causas da redução.
Os números de 2019 deixam a cidade na 2ª colocação entre as que mais matam no Espírito Santo, perdendo apenas para Cariacica, que contabilizou 97 homicídios neste ano. Na sequência, aparece Vila Velha, com 84 mortos; já no 4º lugar está Linhares, com 47 assassinatos. A capital, Vitória, ocupa a 5ª colocação e teve 44 casos.
Inicialmente, Força Nacional viria para a Serra
Para as “fases de testes” o Ministério da Justiça tinha inicialmente escolhido o município da Serra, mas o Governo Estadual indicou a cidade de Cariacica, tirando assim as tropas da Força Nacional, entre outras ações do programa, da Serra.
Como justificativa para a indicação de Cariacica, Casagrande disse que em 2017 (ano em que as cidades testes foram escolhidas), “os índices da Serra ainda chamavam mais atenção” e que foram identificadas que “ações do governo estadual e municipal por lá (na Serra) estão revertendo essa tendência”.
Além disso, afirmou que Cariacica tem indicadores de criminalidade que não são satisfatórios, tem características geográficas, topográficas e socioeconômicas e que por esse motivo indicaram a cidade para o programa.