A Prefeitura da Serra abriu, nesta sexta-feira (5), vagas de consultas para todas as unidades de saúde da cidade. O agendamento deve ser realizado de forma virtual, através do site do Município. A medida faz parte do pacote de digitalização dos processos da Secretaria Municipal de Saúde, anunciado pelo prefeito Sergio Vidigal.
Conforme informado com exclusividade pelo Jornal TEMPO NOVO, na última terça-feira (2), o sistema de agendamento on-line de consultas está disponível para todos os 39 postos de saúde da cidade. O prefeito ressaltou que, até a última semana, o agendamento on-line estava sendo testado apenas em alguns postos de saúde, mas a ideia sempre foi ampliar para toda a cidade.
Na prática, o morador deverá acessar o site da Prefeitura da Serra (clique aqui) e seguir os passos necessários para que o agendamento seja realizado e a consulta marcada. Para que seja possível o agendamento, é muito importante que o cadastro na unidade esteja atualizado, inclusive o telefone de contato.
Caso não esteja, o procedimento é simples. Basta apresentar o documento pessoal com foto, CPF e comprovante de residência na recepção da Unidade de Saúde mais próxima.
As consultas poderão ser realizadas por médicos e enfermeiros, de acordo com a capacidade de cada unidade e serviço. O site também terá a opção para “desmarcar a consulta”. Com isso, a vaga volta imediatamente a ser disponibilizada.
A Secretaria Municipal de Saúde pede que os moradores não deixem de comparecer a consulta marcada e, caso possuam algum imprevisto, voltem a acessar o site e solicitar o cancelamento do agendamento, desta forma, a vaga volta novamente a ser disponibilizada aos moradores da cidade.
As vagas são ofertadas todas as sextas-feiras.
Prefeito pede colaboração de moradores da Serra
Vidigal informou ainda que, durante o período de testes, a Secretaria Municipal de Saúde registrou uma significativa participação da população, vencendo assim um dos dilemas que eram esperados pelo município: a possibilidade de muitos pacientes marcarem, mas não comparecerem nas consultas.
“Nós esperávamos que, nas unidades que iniciamos o sistema, a gente tivesse menos engajamento, porém, tivemos uma participação razoavelmente positiva. Também esperávamos que as pessoas marcassem, mas não fossem na consulta, no entanto, esse número de desistência também ficou numa média aceitável”, detalhou o chefe do poder Executivo.
Por fim, Vidigal detalhou que, a partir desta terça-feira, todas as 39 unidades básicas e regionais de saúde da Serra já contarão com o agendamento on-line. No entanto, as vagas serão disponibilizadas todas as sextas-feiras, começando nesta, dia 5.
Vale ressaltar que a marcação presencial continua para aquelas pessoas que possuírem dificuldades em utilizar o sistema virtual. “Inclusive, treinamos os nossos servidores para que eles possam orientar a forma de que se utiliza o agendamento on-line”, disse o prefeito.