A vacinação antirrábica de cães e gatos já começou na Serra. De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) primeiramente a imunização acontece na região rural da cidade e também em residências com mais de 10 animais, abrigos e animais de protetores. Para este último grupo, a vacinação é realizada com agendamento.
A vacina antirrábica é gratuita e protege contra a raiva, uma doença que pode ser transmitida para humanos.
O Dia D de vacinação na região rural está marcado para 10 de setembro. A imunização de cães e gatos nestes locais teve início na semana passada e já foram atendidos mais de 100 animais.
+ Cachorro vai a velório de dono e fica ao lado de caixão na Serra
Já na área urbana a vacinação acontecerá em dois finais de semana, 20 e 21 de agosto e 03 e 04 de setembro. Os locais, bairros e horários serão divulgados pelo município posteriormente.
De acordo com o diretor da VAS, Jose Neres Santana Junior, a estimativa da Prefeitura da Serra é vacinar 65.670 animais em todo o território serrano.
“Esta estimativa é 10% a mais do que o ano de 2021 quando vacinamos 59.743 animais. Isto porque, em 2021 estávamos num período de isolamento por conta da pandemia da Covid-19 e muitas pessoas não levaram seus animais para serem vacinados por receio de se contaminar com o coronavírus”, declarou Junior.
Já na área rural do município em 2021 foram vacinados 1.780 animais. “Nesta região esperamos vacinar 40% a mais. Um total de 2.380 animais em 2022”, disse o diretor.
Quanto aos animais de ongs, protetores, acumuladores e criadores, a estimativa é de imunizar mais de 2.000 animais na Serra.
Moradores que tiverem mais de 10 animais, bem como os abrigos podem agendar a vacinação por meio dos telefones 3281-9288 (Controle Animal) e pelo WhatsApp 98166-1711.
“O morador pode agendar que a VAS enviará técnicos e o veterinário responsável para imunizar os animais com segurança. Pedimos que a pessoa envie foto do local e o número de animais a serem vacinados, bem como endereço completo, com ponto de referência”, esclareceu Junior.
Na sede da VAS, em Jardim Limoeiro, que fica na rodovia ES 010, em frente ao Status Motel, a vacinação é feita diariamente. Para ter acesso ao serviço, basta levar o cão ou gato no local de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
A campanha anual é uma das ações mais eficazes do Programa de Controle e Profilaxia da Raiva. Isso porque em curto espaço de tempo um grande número de animais é vacinado, formando uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva nas populações canina e felina de uma comunidade, protegendo, assim, a população humana.
Para receber a vacina antirrábica, o cão ou gato deverá ter, no mínimo, três meses de vida; além de 12 meses de intervalo entre uma vacina antirrábica e outra.
A raiva tem duas formas de manifestação, dependendo a variante do vírus que acomete o animal: furiosa e paralitica. Após o início dos sintomas, a doença pode durar uma média de dois a cinco dias com resultado de óbito em 100% dos casos.
Os principais sintomas são: excitação, agressividade, medo, dificuldade de engolir, salivação, falta de coordenação dos membros e paralisia.
DHPP da Serra. Foto: Divulgação/PCES Neste sábado (18), o corpo de um homem foi encontrado no bairro Central Carapina, na…
O jovem foi morto próximo ao Parque de Exposições/ Reprodução ES NA FITA Um jovem de 18 anos, morador da…
Na Lagoa Juara, na Serra, os restaurantes possuem comida boa, além de diversão nos pedalinhos. Crédito: Divulgação Se você está…
Nos restaurantes do agroturismo da Serra, há muita comida boa, piscina natural, tirolesa e outras diversões. Crédito: Divulgação Já imaginou…
Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…
A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…