Por Thiago Albuquerque
O estado do Espírito Santo tem 78 municípios, onde no mês de outubro, foram registrados 108 homicídios. Só em uma dessas cidades, a Serra, aconteceram 20% desses crimes, com 22 registros. No acumulado do ano, já são 270 assassinatos nos 10 primeiros meses, uma média de 0,8 por dia. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do ES (Sesp).
Apesar dos números continuarem alarmantes mantendo a Serra no topo do ranking na violência do ES e entre as mais perigosas do país, houve ligeira redução em relação ao mesmo período de 2014, onde de janeiro a outubro foram assassinadas 283 pessoas. A queda foi de 4%.
A redução também é sentida quando analisado apenas o mês de outubro. Em 2014 foram 31 homicídios, contra os 22 deste ano. No entanto há aumento se for observado só o segundo semestre (julho a outubro): são 98 assassinatos neste ano contra 95 em 2014.
Voltando aos números de outubro de 2015, fica clara a liderança da Serra em relação às cidades coirmãs da Região Metropolitana: foram 22 mortes contra 19 em Vila Velha, 13 em Cariacica e sete em Vitória. Mas a distância já foi maior. Em julho, a Serra chegou e responder por quase metade das mortes entre as quatro maiores cidades da Grande Vitória.
Em relação à violência contra a mulher, foram 10 assassinatos no ES em outubro. Dois deles na Serra.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…