Por Thiago Albuquerque
O estado do Espírito Santo tem 78 municípios, onde no mês de outubro, foram registrados 108 homicídios. Só em uma dessas cidades, a Serra, aconteceram 20% desses crimes, com 22 registros. No acumulado do ano, já são 270 assassinatos nos 10 primeiros meses, uma média de 0,8 por dia. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do ES (Sesp).
Apesar dos números continuarem alarmantes mantendo a Serra no topo do ranking na violência do ES e entre as mais perigosas do país, houve ligeira redução em relação ao mesmo período de 2014, onde de janeiro a outubro foram assassinadas 283 pessoas. A queda foi de 4%.
A redução também é sentida quando analisado apenas o mês de outubro. Em 2014 foram 31 homicídios, contra os 22 deste ano. No entanto há aumento se for observado só o segundo semestre (julho a outubro): são 98 assassinatos neste ano contra 95 em 2014.
Voltando aos números de outubro de 2015, fica clara a liderança da Serra em relação às cidades coirmãs da Região Metropolitana: foram 22 mortes contra 19 em Vila Velha, 13 em Cariacica e sete em Vitória. Mas a distância já foi maior. Em julho, a Serra chegou e responder por quase metade das mortes entre as quatro maiores cidades da Grande Vitória.
Em relação à violência contra a mulher, foram 10 assassinatos no ES em outubro. Dois deles na Serra.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…