O esgoto já não transborda mais, porém a situação do asfalto da Norte x Sul próximo ao trevo de Colina de Laranjeiras é dor de cabeça para motoristas que passam no local.
Há desníveis na pista nos pontos que precisaram ser abertos para refazer a rede de esgoto. Ao lado deles, buracos e brita solta deixam a pista ainda mais perigosa. A responsabilidade pelo recapeamento é do Consórcio Serra Ambiental, que assumiu o sistema de esgoto da Serra no início do ano.
Morador de Barcelona, José Felipe Orrico, trabalha em Laranjeiras e passa diariamente no trecho. “Detona os pneus e desregula o balanceamento do carro. Isso aumenta o custo de manutenção. Fora o perigo de acidente. Pagamos impostos caros, não entendo como deixam uma situação dessas numa região valorizada”, critica.
Paliativo
Presidente da Associação de Moradores de Colina de Laranjeiras, disse que está satisfeito com a solução para a rede de esgoto, mas defende um recapeamento adequado no trecho, que é de grande movimento. “Creio que estão fazendo um paliativo porque existe a previsão da Prefeitura em concluir a reforma da Norte x Sul entre Barcelona e Laranjeiras”, pondera.
Através da assessoria de imprensa, o Consórcio Serra Ambiental disse que colocou “asfalto provisório” no local após acertar o vazamento na rede de esgoto por causa da chuva que caiu nos últimos dias. Prometeu que o asfalto definitivo será colocado ao longo da semana. Falou ainda que os moradores podem acionar a empresa pelo telefone 115.
Obrigação
Uma das obrigações no contrato da Parceria Público Privada (PPP) que permitiu ao consórcio privado assumir as redes, elevatórias e estações de tratamento de esgoto da Cesan na Serra pelos próximos 30 anos, é fazer com qualidade o recapeamento do asfalto nos trechos que precisar quebrar para obras.
Quando a Cesan era única gestora do esgoto, eram frequentes as reclamações sobre a falta de qualidade no recapeamento das vias. Pelo contrato da PPP a Cesan continua cobrando a tarifa de esgoto do consumidor na conta de água e repassa o valor ao Serra Ambiental.